Determinantes sociais nas escolhas profissionais: uma análise do curso normal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorChristovão, Ana Carolina-
Autor(es): dc.contributorTabac, Sara Esther Dias Zarucki-
Autor(es): dc.creatorJulião, Bruna Navarro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774181-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista o amplo debate sobre vocação profissional e trajetórias educacionais e profissionais, este artigo tem como objetivo analisar os determinantes socioeconômicos que influenciam as trajetórias de estudantes que cursam o curso normal de nível médio. O debate é feito à luz do conceito de causalidade do provável, que indica o modo como as escolhas são estruturadas tendo em vista as possibilidades de concretização. Foram utilizados dados do Inep e feitas entrevistas semiestruturadas com alunos da mais antiga escola que oferece este curso do país. Os resultados indicam que o curso normal possui papel fundamental no imaginário de possibilidades de mobilidade social de seus estudantes, ainda que nem sempre almejem o magistério como profissão-
Descrição: dc.descriptionIn view of or broad debate about professional vocation and educational and professional trajectories, this article aims to analyze the socioeconomic determinants that influence students in their choice of the normal high school course. The debate is held in the light of the concept of probable causality, which indicates how options are structured in view of the possibilities for their realization. Data from the Inep and semi-structured interviews were used with students from the oldest school offering this course in the country. The results that the normal course has have a fundamental role in the imagination of possibilities of social mobility of its students, but which are not always the same or teaching as a profession-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurso normal-
Palavras-chave: dc.subjectMagistério-
Palavras-chave: dc.subjectDeterminantes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectVocação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectCurso normal-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectNormal course-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectSocial determinants-
Palavras-chave: dc.subjectVocation-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Título: dc.titleDeterminantes sociais nas escolhas profissionais: uma análise do curso normal-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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