Um estudo sobre o perfil empreendedor de estudantes de instituições de ensino superior da cidade de Volta Redonda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHernández, Cecília Toledo-
Autor(es): dc.contributorSouza, Marco Antonio Ferreira de-
Autor(es): dc.contributorMariano, Sandra Regina Holanda-
Autor(es): dc.creatorBastos, Marcellus Henrique Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6450-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774177-
Descrição: dc.descriptionO empreendedorismo vem sendo discutido no meio acadêmico em diferentes áreas de pesquisa devido ao seu papel como agente influente na economia e no desenvolvimento regional. Uma peça integrante e de suma importância para o desenvolvimento do empreendedorismo é o sujeito empreendedor. O empreendedor possui características próprias que podem acompanhá-lo desde o nascimento, e outras, que podem ser adquiridas ou desenvolvidas por meio de programas de Educação Empreendedora. Neste sentido, o ensino do Empreendedorismo destaca-se como um dos recursos utilizados para a formação de novos empreendedores. Porém observa-se certa dificuldade na hora de se avaliar a eficiência do ensino-aprendizagem desse tema. Existem vários modelos de avaliação com particularidades específicas e a escolha depende de múltiplos fatores, onde tipo de sujeito a ser pesquisado tem importante peso. Assim, o objetivo deste trabalho foi hierarquizar quais são as características melhor desenvolvidas do perfil empreendedor de alunos ingressantes e concluintes de cursos de Administração na cidade de Volta Redonda, para dessa forma avaliar o ensino de Empreendedorismo. Esta alteração será analisada com base na importância que os grupos pesquisados atribua às dimensões e variáveis do perfil empreendedor, utilizando para isto Métodos de Tomada de Decisão com Múltiplos Critérios, especificamente o Analytic Hierarchy Process. Como resultado identificaram se comportamentos diferentes, quanto à importância das características empreendedoras inerêntes ao perfil empreendedor para cada Instituição de Ensino Superior, o que pode evidenciar que o tema do empreendedorismo é abordado de forma diferente. O estudo mostrou também valores baixos de importância para aspectos que devem ser relevantes em empreendedores e valores mais elevados para outros presentes no perfil de administradores de empresas. Com isto pode se concluir que é necessária uma maior integração entre a proposta da formação do perfil do novo bacharel em Administração com a proposta de formação do perfil empreendedor.-
Descrição: dc.descriptionEntrepreneurship has been discussed in academic circles in different areas of research because of its role as an influential agent in the economy and regional development. An integral part and very important for the development of entrepreneurship is the subject entrepreneur. The entrepreneur has its own characteristics that can accompany you from birth, and others that may be acquired or developed through the Entrepreneurial Education Programs. In this sense, the teaching of entrepreneurship stands out as one of the resources used for the training of new entrepreneurs. However there is some difficulty in the time to evaluate the teaching and learning of this issue of efficiency. There are various valuation models with specific features and the choice depends on multiple factors, which kind of subject being researched has significant weight. The objective of this study was to prioritize what are the best features developed the entrepreneurial profile of students entering and graduating from Management courses in the city of Volta Redonda, to thereby evaluate the teaching of entrepreneurship. This change will be analyzed based on the importance that the groups surveyed assign dimensions and variables of entrepreneurial, using for this Decision Making Methods with Multiple Criteria, specifically the Analytic Hierarchy Process. As a result identified is different behaviors, the importance of entrepreneurial characteristics inherent to entrepreneurial profile for each institution of higher education, which may show that entrepreneurship theme is approached differently. The study also showed low values of importance to aspects that should be relevant for entrepreneurs and higher values for other gifts in enterprise administrators profile. With this it can be concluded that greater integration between the proposal of the formation of the new bachelor profile in Business Administration with a proposal for the formation of the entrepreneur profile is required.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de empreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil empreendedor-
Palavras-chave: dc.subjectAnalytic hierarchy process-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectAdministrador de empresa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship education-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneur profile-
Título: dc.titleUm estudo sobre o perfil empreendedor de estudantes de instituições de ensino superior da cidade de Volta Redonda-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.