Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Morais, Maria Carmen | - |
Autor(es): dc.creator | Santiago, Ana Caroline Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:37:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:37:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26759 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774154 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo elaborar alternativas para propiciar o debate de gênero no Ensino de Física na Educação Básica, ao versar sobre a importância que as mulheres tiveram no desenvolvimento da Física Nuclear e por meio de uma proposta de sequência didática concebida na referida área. A princípio, este trabalho teve caráter de pesquisa bibliográfica ao buscar identificar a participação feminina no desenvolvimento da Física Nuclear. Para isso, utilizamos de referenciais teóricos de diversos autores, como livros, periódicos e artigos científico-acadêmico. Complementando a pesquisa, realizamos um questionário com 30 alunos matriculados no ensino médio do CIEP 275 - Lenine Cortes Falante, visando verificar se os participantes conheciam cientistas femininas. Vimos, ao longo da pesquisa, que o estereótipo de um cientista na área da Física Nuclear está fortemente associado à imagem masculina, o que vem sendo transmitido de geração em geração e, consequentemente, afasta as mulheres da área. Assim, há que se desconstruir uma cultura que trata homens e mulheres de forma diferente. Pode-se constatar que há um longo caminho a ser percorrido para que esta mudança aconteça. Dessa forma, tornasse necessário ampliar, nas escolas, a discussão entre alunas e alunos sobre gênero e a representatividade das mulheres na ciência, o que pode ser feito por meio de sequências didáticas que demonstrem a participação das mulheres em importantes descobertas na física. Na escola as discussões sobre gênero tornam-se relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to elaborate alternatives to promote the gender debate in Physics Education in Basic Education, by talking about the importance that women had in development of Nuclear Physics and through a proposal of didactic sequence in this area. For this, we use theoretical references from different authors, such as books, journals and scientificacademic articles. Complementing the research, we conducted a questionnaire with 30 students enrolled in high school at CIEP 275 - Lenine Cortes Falante, in order to verify whether the participants knew female scientists. We saw, throughout the research, that the stereotype of a scientist in the area of Nuclear Physics is strongly associated with the male image, which has been passed down from generation to generation and, consequently, keeps women away from the area. Thus, it is necessary to deconstruct a culture that treats men and women differently. It can be seen that there is a long way to go for this change to happen. Thus, it is necessary to expand, in schools, the discussion between students about gender and the representativeness of women in science, which can be done through didactic sequences that demonstrate the participation of women in important discoveries in physics. At school, discussions about gender become relevant to the construction of a more just and egalitarian society. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física Nuclear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representatividade na Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Debate de Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nuclear Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representativeness in Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender debate | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women in Science | - |
Título: dc.title | A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: