Inclusão e permanência escolar das pessoas com deficiência: da legislação pertinente à prática efetiva, nas escolas da zona urbana, do município de Itaperuna-RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiranda, Jean Carlos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7824407870274493-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3927189269530905-
Autor(es): dc.contributorBedim, Juçara Gonçalves Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4892898369364236-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7001861828654824-
Autor(es): dc.creatorSouza, Ritchelle Teixeira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27635-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774151-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação propõe-se a discutir alguns instrumentos importantes para práticas de ensino adequadas, adaptadas e humanizadas, para inclusão das pessoas com deficiência; bem como, questões estruturais e de acessibilidade, contextualmente, nas escolas da zona urbana, da rede pública do Município de Itaperuna-RJ. Dos problemas apresentados se extraem as justificativas que sustentam a presente pesquisa, visto que é premente a necessidade de discutir a aplicabilidade dos dispositivos legais, consubstanciados nas condições ofertadas de inclusão e permanência escolar dos discentes com deficiência, contextualizada às questões locais, as quais pretende-se de forma interdisciplinar e plural, visando a valorização das pessoas com deficiência. Partindo-se da premissa de que incumbe ao docente o auxílio à construção pessoal, social e cultural dos alunos, às particularidades que envolvem a necessidade de recursos didáticos e métodos próprios de ensino às pessoas com deficiência. Todavia, é sabido que, para exercer essa missão, o docente deve possuir constructos prévios sobre conhecimentos próprios em Educação Inclusiva, além de recursos didáticos próprios e adaptados, uma adequada estrutura escolar acessível. Dentre os fatores de ineficácia da legislação, que garante a inclusão, cite-se a insuficiência de preparação técnica dos docentes, a falta de recursos didáticos específicos, estruturação escolar precária, insuficiente ou ausente, bem como, a ausência de práticas de equidade escolar. Com o compartilhamento e construção coletiva de conhecimentos sobre Educação Inclusiva, torna-se possível contribuir para a melhoria do desenvolvimento escolar, com o empoderamento cognitivo, através da formação docente inicial e continuada em matéria de Educação Inclusiva e a projeção de práticas efetivas, que possibilitem o engrandecimento de seus destinatários, em um ambiente escolar de mutualidade, de cooperação e igualdade. O objetivo geral deste trabalho é o de elencar a obrigatoriedade legal de práticas e recursos de ensino inclusivos e humanizados para pessoas com deficiência, em âmbito escolar. Os objetivos específicos almejados propõem-se a discutir o perfil da realidade escolar, na zona urbana do Município de Itaperuna-RJ, no que tange à Educação Inclusiva; análogo, justificadamente, foi possível elencar soluções de inclusão e sucesso escolar, que foram, a posteriori apresentadas à Secretaria de Educação do Município de Itaperuna, que emitiu parecer. As metodologias utilizadas são essencialmente a qualitativa, quantitativa e a interdisciplinar, efetivadas pela técnica da pesquisa de campo, manifestando-se, também, pela observação participante, com implicação ativa. Outros métodos foram utilizados, como o da pesquisa bibliográfica, documental, legislativa, com análise de conteúdo, em especial, dos principais instrumentos normativos correlatos. Verificou-se que as práticas escolares inclusivas, na rede urbana do Município de Itaperuna, têm coerência com os princípios e instrumentos normativos de proteção e atenção às pessoas com deficiência.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation proposes to discuss some important instruments for adequate, adapted and humanized teaching practices, for the inclusion of people with disabilities; as well as structural and accessibility issues, contextually, in the schools of the urban zone, of the public schools of the Municipality of Itaperuna-RJ. The justifications that support this research are extracted from the problems presented, since it is urgent to discuss the applicability of the legal provisions, embodied in the conditions offered for inclusion and permanence of students with disabilities, contextualized to the local issues, which are intended. in an interdisciplinary and plural way, aiming at valuing people with disabilities. Based on the premise that it is up to the teacher to help the students' personal, social and cultural construction, the particularities that involve the need for teaching resources and teaching methods for people with disabilities. However, it is well known that, in order to carry out this mission, the teacher must have previous constructs about their own knowledge in Inclusive Education, in addition to their own adapted teaching resources, an adequate accessible school structure. Among the ineffective factors of the legislation, which guarantees the inclusion, are the lack of technical preparation of teachers, the lack of specific didactic resources, poor or insufficient school structure, as well as the absence of school equity practices. With the sharing and collective construction of knowledge about Inclusive Education, it becomes possible to contribute to the improvement of school development, with cognitive empowerment, through initial and continuing teacher education in Inclusive Education and the designing of effective practices that enable the aggrandizement of its recipients in a school environment of mutuality, cooperation and equality. The general objective of this work is to list the legal obligation of inclusive and humanized teaching practices and resources for people with disabilities, in school. The specific objectives aimed to discuss the profile of the school reality, in the urban area of Itaperuna-RJ, regarding Inclusive Education; Justifiably, it was possible to list solutions for inclusion and school success, which were subsequently presented to the Education Department of the Municipality of Itaperuna, which issued an opinion. The methodologies used are essentially qualitative, quantitative and interdisciplinary, carried out by the field research technique, also manifesting by participant observation, with active implication. Other methods were used, such as bibliographic, documentary, legislative research, with content analysis, especially of the main related normative instruments. Inclusive school practices in the urban network of the municipality of Itaperuna were found to be consistent with the principles and normative instruments of protection and care for people with disabilities.-
Descrição: dc.description105 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectLegislation-
Título: dc.titleInclusão e permanência escolar das pessoas com deficiência: da legislação pertinente à prática efetiva, nas escolas da zona urbana, do município de Itaperuna-RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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