Química dos super heróis: a utilização de uma unidade de ensino potencialmente significativa com séries de TV no ensino de radioatividade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAssis, Lúcia Maria de-
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorPimentel, Raiane Dandara Pereira-
Autor(es): dc.creatorCastro, Beatriz Gatti de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22488-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774148-
Descrição: dc.descriptionO ensino de Química tradicionalmente é feito de maneira descontextualizada, não interdisciplinar, desinteressante, complexa e memorística, o que leva à aprendizagem mecânica. Define-se este tipo de aprendizagem como aquela na qual o sujeito aprende havendo pouca ou nenhuma interação com seus conhecimentos prévios. Em contrapartida, a aprendizagem significativa (AS), segundo David Ausubel, ocorre quando um novo conceito é relacionado com um conhecimento prévio específico presente na estrutura cognitiva do aluno. Diante disso, neste trabalho, adotou-se a pesquisa-ação para investigar a possibilidade de alcançar a aprendizagem significativa em Química através da utilização de séries de TV em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: conceituar aprendizagem significativa e UEPS, elaborar e aplicar uma unidade de ensino com séries de TV em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio e analisar os resultados obtidos a fim de comprovar a aplicabilidade desses recursos audiovisuais não convencionais como materiais potencialmente significativos para alcançar a AS. Sendo assim, foi desenvolvida e aplicada uma UEPS com duração de 4h/aula, divididas em dois encontros, envolvendo o tema Radioatividade e as séries de televisão Flash e DC’s Legends of Tomorrow. Os resultados obtidos apontaram que as séries de TV utilizadas funcionaram como materiais potencialmente significativos. Isso porque, através de sua aplicação em uma unidade de ensino, os alunos demonstraram interesse e pré-disposição para aprender significativamente. Dessa forma, os estudantes assimilaram o conteúdo de forma não-arbitrária e não-literal, atribuindo novo significado a ele em sua estrutura cognitiva, podendo dizer que houve indícios de aprendizagem significativa.-
Descrição: dc.descriptionThe Chemistry teaching is traditionally done in a descontextualized, non-interdisciplinary, uninteresting, complex and memoristic manner, wich leads to mechanical learning. This type of learning is defined as that wich person learns with little or no interaction with his previous knowledge. In contrast, Meaningful Learning (ML), according to David Ausubel, occurs when a new concept is related to a specif previous knowledge presents in the student’s cognitive structure. Therefore, in this Project, action-research was adopted to investigate the possibilty to reach the meaningful learning in Chemistry trough TV series in Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU). For this purpose, the following specific objectives were established: to define meaningul learning and PMTU, to elaborate and to apply a teaching unit with TV series in a 1rd year class of high school and to analyze the results in order to prove the aplicabillity of these unconventional audiovisual resources as potentially meaningful materials to reach the ML. Therefore, a Potentially Meaningful Teaching Unit was developed and applied with 4 hours/class, divided in two meetings, involving Radioactivity and the TV series Flash and DC’s Legends of Tomorrow. The results showed that the TV series worked like potentially meaningful materials. This is because, through the aplicattion in a teaching unit, the students showed concern and predisposition to learn significantly. Thus, the students assimilated the contente in a non-arbitrary and non-literal way, giving a new meaning to it in them cognitive structure, which may indicate that there were signs of meaningful learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectRadioatividade-
Palavras-chave: dc.subjectSéries de TV-
Palavras-chave: dc.subjectUEPS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectMultimeio-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectRadioactivity-
Palavras-chave: dc.subjectTV series-
Palavras-chave: dc.subjectPotentially meaningful teaching units-
Título: dc.titleQuímica dos super heróis: a utilização de uma unidade de ensino potencialmente significativa com séries de TV no ensino de radioatividade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.