Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fantinato, Maria Cecilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Flávia Monteiro de Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | Marcondes, Maria Inês | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Vânia Finholdt Angelo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9277862901520291 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8341268660622707 | - |
Autor(es): dc.creator | Peixoto, Raphael Gualter | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:37:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:37:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15369 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774138 | - |
Descrição: dc.description | O estudo tem como objetivo analisar as perspectivas e desafios enfrentados pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental a partir da influência da cultura da performatividade, disseminada especialmente, pelas políticas públicas nacionais e locais que participam do conjunto da reforma educacional que o Brasil tem vivenciado desde a década de 90. Mais especificamente, procurou-se apreender de que forma esses profissionais tem interagido com os atuais indicadores de qualidade da educação, que primam pela responsabilização dos resultados, como é o caso do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), implantado em 2007, na ocasião do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A análise fundamentou-se na abordagem do ciclo de políticas, que trata as políticas em seus variados contextos: influência, produção do texto e prática e busca apreender os processos de reinterpretação da política pelos sujeitos que se apropriam de seus textos e discursos. Se pautou também nas contribuições da pesquisa qualitativa, tendo como principal instrumento a realização de entrevistas semiestruturadas com (11) professores de matemática do Ensino Fundamental (3º e 4º ciclo) da Rede Pública Municipal de Educação de Niterói, localizada no estado do Rio de Janeiro/RJ. Com o estudo foi possível considerar que a cultura da performatividade influencia o contexto local, na medida em que o mobiliza em torno dos resultados das avaliações centralizadas, mas não é dominante, isso porque trata-se de uma rede com uma trajetória político partidária caracterizada por lutas e resistências. Os professores revelaram variadas perspectivas contrastantes entre concordar ou não concordar com os instrumentos da cultura da performatividade, contudo, sem aprofundamento e reflexões que revelassem posicionamento crítico desses sujeitos quanto ao assunto para proporem e se engajarem em algum tipo de mudança. Por fim, é possível concluir que torna-se urgente a necessidade de reflexão conjunta com esses sujeitos acerca das tecnologias da cultura da performatividade e como essas buscam tornar-se dominantes por meio da materialização de seus mecanismos incorporados nas atuais políticas avaliativas e curriculares circulantes no contexto nacional e global | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The study aims to analyze the prospects and challenges faced by mathematics teachers of the final years of elementary school, based on the influence of performativity culture, disseminated, especially, by public policies at national and local levels, involving the whole of the educational reform that Brazil has experienced since the 1990s. More specifically, it has been sought to learn how these professionals have interacted with the current indicators of quality of education, which focus on accountability’s results, such as the Education Development Index (EDI), implemented in 2007, on the occasion of the Education Development Plan (EDP). The analysis was based on the policies cycle approach, which treats policies in its various contexts: influence, production of text and practice and seeks to learn the processes of policy reinterpretation by the subjects who appropriate their texts and speeches. It has also based on the contributions of qualitative research, having as main instrument the conduction of semistructured interviews with (11) mathematics teachers of elementary school (3rd and 4th cycle) of Municipal Public Education Network of Niterói, located in the state of Rio de Janeiro / RJ. With the study it was possible to consider that the performativity culture influences the local context, as far as mobilizes it around the results of the centralized evaluations, but it is not dominant, because it is a network with a partisan political trajectory characterized by fights and resistances. Teachers have revealed various contrasting perspectives between agreeing or disagreeing with the instruments of performativity culture, however, without deepening and reflections that reveal critical positioning about these subjects in relation to this matter to propose and engage in some kind of change. Finally, it is possible to conclude that it becomes urgent the necessity for joint reflection with these subjects about the technologies of performativity culture and how they seek to become dominant through the materialization of their mechanisms incorporated into the current evaluative and curricular policies circulating in the national and global context | - |
Descrição: dc.description | 171 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura da performatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclo de políticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performativity culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Policy cycle | - |
Título: dc.title | Os professores de matemática da Rede Pública Municipal de Educação de Niterói/RJ no contexto da performatividade: perspecticas e desafios | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: