A língua espanhola em curso de graduação de turismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Marcia Paraquett-
Autor(es): dc.contributorCPF:35968965922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790614U6-
Autor(es): dc.contributorPanno, Rosineide Guilherme da Silva-
Autor(es): dc.contributorCPF:71123456222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0922450637518080-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Leda de-
Autor(es): dc.contributorCPF:71600800522-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1452080055772653-
Autor(es): dc.contributorDiez, Xoán Carlos Lagares-
Autor(es): dc.contributorCPF:11690875522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758659Y0-
Autor(es): dc.creatorGüemes, Loyde Simões Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18557-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774131-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación estudia la enseñanza-aprendizaje de la lengua española en cursos de Turismo de cuatro facultades de la región sureste de Brasil, en lo que se refiere a los abordajes de aprendizaje de lengua extranjera. En un primer momento se hizo una explicación de lo que constituye el curso de Turismo en Brasil con respeto a la ley, a las áreas de actuación, objetivos y aptitudes de un profesional de Turismo y sus perspectivas de actuación en el mercado. Para la construcción del marco teórico, se buscó el pensamiento de autores, representantes de la Lingüística Aplicada, que orientaron los conceptos presentados sobre los abordajes de aprendizaje de una lengua extranjera. Como los principios que guían esta investigación creen que no es posible disociar la enseñanza-aprendizaje de una lengua extranjera de las culturas involucradas en el proceso, se hizo una reflexión sobre el concepto de cultura. Todo ese recorrido tuvo por objeto fundamentar el análisis de los planes de estudio de las facultades. El análisis realizado en el último capítulo, fue separado por temas, pasando por el resumen, los objetivos, contenidos curriculares, metodología, bibliografía y carga de horas. Este análisis se hizo considerando, separadamente, cada plan de estudios. Teniendo en cuenta los resultados, se hizo una reflexión sobre el recorrido en cada plan, con las respectivas consideraciones. Se concluyó que ninguna de las facultades sigue una única línea de pensamiento con relación a los abordajes; que intentan conducir la enseñanza del idioma de una manera ora comunicativa, ora intercultural, pero siguen arraigadas a una perspectiva gramatical. Se consideró que los objetivos de esta investigación fueron cumplidos.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa estuda o ensino/aprendizagem da língua espanhola em cursos de Turismo de quatro faculdades da região sudeste do Brasil, no que tange às abordagens de aprendizagem de língua estrangeira. Em um primeiro momento, fezse uma explanação sobre o que representa o curso de Turismo no Brasil com respeito à legislação, às áreas de atuação, objetivos e aptidões de um turismólogo e suas perspectivas de atuação profissional. Para construção do referencial teórico, recorreu-se ao pensamento de autores, representantes da Linguística Aplicada, que nortearam os conceitos apresentados sobre as abordagens de aprendizagem de uma língua estrangeira. Como os princípios que norteiam esta pesquisa consideram que não é possível dissociar o ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira das culturas envolvidas no processo, fez-se uma reflexão sobre o conceito de cultura. Todo esse percurso teve como objetivo fundamentar a análise dos planos de ensino das faculdades. A análise, feita no último capítulo, foi separada por tópicos, passando pela ementa, objetivos, conteúdo curricular, metodologia, bibliografia e carga horária. Esta análise foi feita considerando, separadamente, cada plano de ensino. De acordo com os resultados, fez-se uma reflexão sobre o percurso traçado em cada plano, com as respectivas considerações. Concluiu-se que nenhuma das faculdades segue uma única linha de pensamento com relação às abordagens ; que tentam conduzir o ensino do idioma de uma forma ora comunicativa, ora intercultural, mas continuam enraizadas a uma perspectiva gramatical. Considerou-se que os objetivos desta pesquisa foram cumpridos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectEspanhol-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectLengua extranjera-
Palavras-chave: dc.subjectEspañol-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA língua espanhola em curso de graduação de turismo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.