Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Nivia Valença-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Rita de Cássia Santos-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Antonio Carlos de-
Autor(es): dc.creatorBittencourt, Luciana Gonzaga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23529-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774129-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem por objetivo perceber a existência de violência simbólica a partir da utilização de estereótipos e características de gênero veiculados nas mensagens publicitárias, em especial, nas que sejam direcionadas ao público infantojuvenil. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa bibliográfica e na análise documental para fundamentação dos conceitos relacionados ao tema. O campo empírico para a realização da pesquisa foi a análise de dez (10) comerciais de televisão transmitidos durante a exibição da primeira temporada do reality show “The Voice Kids Brasil”. Estes foram escolhidos com base no seu público-alvo: crianças e/ou adolescentes que utilizasse um ou outro no intuito de influenciar a família. Os resultados demonstraram que diversos aspectos nos fazem perceber que há violência simbólica ligada aos papéis de gênero na publicidade e como isso resulta em determinados comportamentos e valores para crianças e adolescentes. Concluiu-se que as mensagens e as imagens contidas nos comerciais selecionados reforçam o caráter persuasivo contido na mídia a partir de traços que intensificam este tipo de violência. Esta segue continuamente sendo reproduzida a partir de papéis sociais baseados no que deve ser/pertencer ao masculino e no que deve ser/pertencer ao feminino, influenciando a construção da identidade sociocultural do público infantojuvenil.-
Descrição: dc.descriptionThis study has the objective to understand the use of symbolic violence from the use of stereotypes and gender characteristics served in advertising, specially, in that are directed to the children and youth public. The methodology used was based on the literature and document analysis to substantiate the concepts related to the topic. The empirical field for the research was the analysis of ten (10) commercial broadcast television during the display of the first season of the reality show "The Voice Kids Brazil”. These were chosen based on their target audience: children and /or adolescents that used one or the other in order to influence the family. The results showed that many aspects make us realize that there are symbolic violence related to gender roles in advertising and this results in certain behaviors and stereotypes for children and adolescents. It was concluded that the messages and images contained in the selected commercial reinforce the persuasive nature of advertising due to the reinforcement of stereotypes, strengthening the existence of symbolic violence. This follows continuously playing from social roles based on what should be/belonging to male and what should be/belong to women, influencing the construction of socio-cultural identity of the children and youth public.-
Descrição: dc.description141f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectViolência simbólica-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade- aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectAdvertising-
Palavras-chave: dc.subjectSymbolic violence-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescents-
Título: dc.titleGênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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