Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorViterbo Filho, José-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Cristiano-
Autor(es): dc.contributorBoscarioli, Clodis-
Autor(es): dc.creatorRocha, Marcos Vinicius Doarte da-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Rodrigo Jorge de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22388-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774111-
Descrição: dc.descriptionO movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) vem evoluindo e se inserindo em um movimento bem mais amplo, chamado Educação Aberta, que visa tornar a educação mais livre e acessível para todos. Frente aos atuais desafios, a UNESCO reformulou seu guia de uso de práticas para a Educação Aberta, com o objetivo de contribuir para que governos e professores pudessem mitigar os efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19 através do uso de REAs, reforçando a sua importância. Nesse artigo, desenvolvemos uma análise comparativa entre Repositórios de Recursos Educacionais Abertos (RREA) nacionais voltados para o ensino básico. Apesar de haver uma in finidade de RREA na rede, a triagem dos repositórios disponíveis revelou que poucos são aqueles que possuem materiais de diferentes áreas do conhecimento voltados para o ensino básico. Dentre estes, nossa análise se pautou na busca dos que possam, da melhor forma, se adequar às necessidades de educadores e educandos do ensino básico brasileiro. Primeiramente, descrevemos os principais conceitos relacionados aos REA, delineando uma visão geral dos mesmos, bem como dos seus principais elementos. Em seguida, definimos os corpus em oito repositórios, tendo como critérios serem nacionais, abrangentes não se limitando a uma disciplina ou temática e terem conteúdos voltados exclusiva ou majoritariamente ao ensino básico. Posteriormente, a partir do uso de Indicadores de Qualidade (IQ), definidos na por Atenas e Havemann (2014), e a através de uma análise quantitativa, atribuímos pontuações aos repositórios selecionados para identificarmos aquele que atualmente se destaca na difusão dos REA. Entre os oito repositórios avaliados, percebe-se que três possuem baixo rendimento e três médio rendimento. Apenas dois, segundo os critérios de avaliação definidos, alcançaram alto rendimento. Sendo este um indicativo que pode guiar interessados em Repositórios de Recursos Educacionais Abertos voltados à educação básica-
Descrição: dc.descriptionThe Open Educational Resources (OER) movement has been evolving and forming part of a much broader movement, called Open Education, which aims to make education more free and accessible to all. In the face of current challenges, UNESCO reformulated its guide for using practices for Open Education, with the aim of helping governments and teachers to mitigate the negative e ects caused by the Covid-19 pandemic through the use of OER, reinforcing their importance. In this article, we developed a comparative analysis between national Open Educational Resource Repositories (ROER) focused on basic education. Although there is an in nity of ROER in the network, the screening of the available repositories revealed that few are those that have materials from di erent areas of knowledge aimed at basic education. Among these, our analysis was based on the search for those who can, in the best way, adapt to the needs of educators and students of Brazilian basic education. First, we describe the main concepts related to OER, outlining an overview of them, as well as their main elements. Then, we de ned the corpus in eight repositories, having as criteria to be national, comprehensive | not limited to one discipline or thematic | and to have content focused exclusively or mostly on basic education. Subsequently, through the use of Quality Indicators (QI), de ned in by Atenas and Havemann (2014), and through a quantitative analysis, we assign scores to the selected repositories to identify the one that currently stands out in the dissemination of OER. Among the eight repositories evaluated, it can be seen that three have low income and three medium income. Only two, according to the de ned evaluation criteria, achieved high performance. This is an indication that can guide those interested in Open Educational Resource Repositories focused on basic education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRepositórios REA-
Palavras-chave: dc.subjectComparativo RREA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de informação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectOER repositories-
Palavras-chave: dc.subjectROER comparison-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Título: dc.titleUma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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