Gestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Cláudia Pedrosa de-
Autor(es): dc.contributorEstevez, Alejandra Luisa Magalhães-
Autor(es): dc.contributorKronemberger, Thais Soares-
Autor(es): dc.creatorLoiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas-
Autor(es): dc.creatorSant'Anna, Liliane de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6337-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774095-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem por objeto identificar o impacto das formas de avaliação para progressão de nível no desempenho do docente do setor público e na qualidade do serviço ofertado. A Teoria do Reforço (ROBBINS, 2005) será o ente norteador para que sejam apresentadas a relação entre indicadores de desempenho e motivação e valores como contribuição para a melhoria do desempenho no âmbito da gestão pública e estratégia de tomada de decisão. Os marcos conceituais abordados serão a gestão pública, a gestão de pessoas, e os valores e o reforço como estratégia de melhoria do desempenho do servidor no contexto da educação federal subordinado aos princípios da eficiência na administração pública. Na pesquisa usou-se abordagem qualitativa que se mostra mais eficiente dada a relação simbiótica entre o mundo real (a organização) e o objeto de pesquisa (o servidor e sua motivação), sendo inviável analisá-los apenas a partir de dados quantitativos. Os resultados obtidos com a pesquisa apontam para uma relação positiva entre a determinação de uma proposta de reforço para ações positivas qualitativas e desempenho do servidor. Essa percepção é construída primeiramente pelo desempenho da instituição analisada nos indicadores do INEP no ano de 2016 e também pelo quantitativo de solicitação de mudança de nível estar concentrado em ações que agregam valor ao serviço ofertado ao cliente (discente). Percebe-se de forma empírica nas relações entre os membros da organização um maior sentimento de pertencimento o que pode ser identificado como um alinhamento entre os valores da instituição e os valores dos servidores. Espera-se que ao descrever o modelo de gestão possamos contribuir com a adesão de outros organismos para implementação de estratégias de progressão semelhantes à descrita pelo CPPD da instituição, pesquisada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de pessoas na educação-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Título: dc.titleGestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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