A literatura distópica e o totalitarismo: o papel do imaginário para a percepção da vigilância e do autoritarismo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeidens, Letícia Virginia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8297241559743172-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Fernanda Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9472938714594842-
Autor(es): dc.contributorAngelucci, Paola Durso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3936011182062714-
Autor(es): dc.creatorCunha, Luísa Rezende da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32094-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774090-
Descrição: dc.descriptionNo século XX o mundo enfrentou uma grave crise através da instauração de governos totalitários, que pautavam seus discursos na superioridade de eugenias, exclusão de diversos grupos sociais e das minorias, desconsideração da dignidade humana, sob o manto da legalidade. Itália, Alemanha e União Soviética protagonizaram, historicamente, alguns desses Estados totalitários, gerando uma forte influência crítica do modelo e dos seus governos, através de meios diversos de expressão, como a arte. Pensar historicamente os períodos da vigilância e do autoritarismo nos posiciona no presente, diante de inúmeras situações institucionais e estatais que assim se qualificam. Nesse sentido, a problemática reside em como construir caminhos para o esclarecimento e a percepção desses fenômenos pela população. O presente trabalho tem como busca unir a literatura distópica, evidenciada no período pós-guerra, fazendo um contraponto com suas contribuições para o estudo das violações de direitos e a afronta ao Estado Democrático de Direito, apresentando um debate a partir das obras “Jogos Vorazes” de Suzanne Collins “1984” de George Orwell e “Não Verás País Nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão. Trata-se de uma pesquisa que tem por base o método de abordagem hipotéticodedutivo, a partir da análise e correlação das obras distópicas mencionadas e o uso da técnica de pesquisa indireta, especificamente bibliográfica-
Descrição: dc.descriptionIn the 20th century, the globe faced a severe crisis, instated by the uprising of several totalitarian governments, which used to define their speeches on eugenic superiority, social exclusion of minorities, as well as many other groups; through the sheer and plain disregard of their human dignity – justifying their actions under a manto of a so called “legality”. Italy, Germany and the Soviet Union where the protagonists and prime examples, throughout history, of these totalitarian governments, undergoing the creation of a powerful critical influence of their way of conducting their states; employing this influence at many channels of expression, such as art. To historically comprehend the surveillance periods and the authoritarianism led us to the present, facing countless statal and institutional situations that qualify as such. Therefore, the question resides in how to build and perpetuate ways to clarity and incentivize the perception of these phenomena in the people. This paper has as its search to unite the dystopic literature, pointed in the post-war period, by making a contrast with its contribution to the study of these violations of rights, and the affront to the Democratic State of Law, presenting a debate starting from the trilogy of “The Hunger Games”, by Suzanne Collins, “1984”, by George Orwell and “Não Verás País Nenhum”, by Ignácio de Loyola Brandão. It treats of a research based on the hipotetical-deductive method, from the analysis and correlation of the dystopic works of literature mentioned, and using indirect research, bibliographical, specifically-
Descrição: dc.description64 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectJogos vorazes-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura distópica-
Palavras-chave: dc.subjectTotalitarismo-
Palavras-chave: dc.subjectTotalitarismo-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos fundamentais-
Palavras-chave: dc.subjectDystopic literature-
Palavras-chave: dc.subjectHunger games-
Palavras-chave: dc.subjectHuman rights-
Palavras-chave: dc.subjectTotalitarianism-
Título: dc.titleA literatura distópica e o totalitarismo: o papel do imaginário para a percepção da vigilância e do autoritarismo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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