Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Simone Dantas de | - |
Autor(es): dc.contributor | Furtado, Ana Luisa Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Marcia Maria Fusaro | - |
Autor(es): dc.creator | Alcantara, Cecilia Ferreira Borges de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:37:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:37:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13829 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774082 | - |
Descrição: dc.description | Infelizmente o ensino de análise combinatória na Educação Básica ainda é feito de maneira muito mecânica por alguns professores, e em sua maior parte com a justificativa do baixo domínio do conteúdo. Esta prática é repetida de maneira superficial, não estimulando a construção de conceitos e o raciocínio combinatório. No Ensino Superior, ainda é deficiente o ensino da disciplina para os licenciandos, provocando um ciclo vicioso entre o ensino e a aprendizagem da mesma. O objetivo deste trabalho é apresentar o Jogo da Lanchonete como uma ferramenta didática para auxiliar na construção e comparação dos conceitos de Princípio Aditivo e Princípio Multiplicativo, fundamentais na Combinatória. O planejamento das atividades propostas segue a metodologia de resolução de problemas e se inspira no método de Polya (1945). Apresentamos um Guia de Aula do Professor, contendo os materiais e regras do jogo e uma orientação de como aplicá-lo em classe. Além disso, disponibilizamos uma ficha de verificação de aprendizagem para que os estudantes respondam ao final da aula e possam servir de auxílio para a correção de alguma deficiência no aprendizado | - |
Descrição: dc.description | 30 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combinatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Princípio aditivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Princípio multiplicativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise combinatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo em educação matemática | - |
Título: dc.title | Jogo da lanchonete: ensino dos princípios aditivo e multiplicativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: