O lúdico como ferramenta pedagógica de ensino da matemática na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Adriano Vargas-
Autor(es): dc.contributorCraveiro, Clarissa Bastos-
Autor(es): dc.contributorDias, Reinaldo Amirato-
Autor(es): dc.creatorSanta'Anna, Daiane Alves Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5657-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774079-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa monográfica é resultado de observações e participações em uma rede de ensino na Educação Infantil, onde tive questionamentos sobre como o brincar contribui para a aprendizagem escolar. Quais são as atividades lúdicas desenvolvidas na turma analisada que envolvem conhecimentos matemáticos e contribuem para a formação dos estudantes? Como são desenvolvidas as atividades lúdicas envolvendo conhecimentos matemáticos no processo ensino aprendizagem no CEIM Denise Mendes Lopes de Souza? Dentre os resultados, destacamos a verificação dos jogos de dominó, circuitos, pega varetas, jogos com números, dentre outros. Através das bases teóricas que foram selecionadas para esta pesquisa, analisei que o lúdico é um dos métodos para se ensinar a matemática, porém, precisa ser mais explorado e utilizado pelos professores, pois pode ser uma fonte de construção de conhecimento, trazendo para o aluno bem estar, desenvolvimento, dinamismo, regras, autonomia e o prazer de estudar brincando. A partir desta pesquisa vi o quanto o lúdico tem a sua falta no cotidiano das crianças que impossibilita, muitas vezes, seu desenvolvimento e melhoria em relação à aprendizagem. Destaco que as escolas poderiam investir mais em cursos de capacitação com jogos lúdicos, brinquedoteca, faz de conta, psicomotricidade para que se tornem ambientes propícios ao Ensino e Aprendizagem da Matemática-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagem da Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Título: dc.titleO lúdico como ferramenta pedagógica de ensino da matemática na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.