Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Craveiro, Clarissa Bastos | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Reinaldo Amirato | - |
Autor(es): dc.creator | Santa'Anna, Daiane Alves Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:37:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:37:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5657 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774079 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa monográfica é resultado de observações e participações em uma rede de ensino na Educação Infantil, onde tive questionamentos sobre como o brincar contribui para a aprendizagem escolar. Quais são as atividades lúdicas desenvolvidas na turma analisada que envolvem conhecimentos matemáticos e contribuem para a formação dos estudantes? Como são desenvolvidas as atividades lúdicas envolvendo conhecimentos matemáticos no processo ensino aprendizagem no CEIM Denise Mendes Lopes de Souza? Dentre os resultados, destacamos a verificação dos jogos de dominó, circuitos, pega varetas, jogos com números, dentre outros. Através das bases teóricas que foram selecionadas para esta pesquisa, analisei que o lúdico é um dos métodos para se ensinar a matemática, porém, precisa ser mais explorado e utilizado pelos professores, pois pode ser uma fonte de construção de conhecimento, trazendo para o aluno bem estar, desenvolvimento, dinamismo, regras, autonomia e o prazer de estudar brincando. A partir desta pesquisa vi o quanto o lúdico tem a sua falta no cotidiano das crianças que impossibilita, muitas vezes, seu desenvolvimento e melhoria em relação à aprendizagem. Destaco que as escolas poderiam investir mais em cursos de capacitação com jogos lúdicos, brinquedoteca, faz de conta, psicomotricidade para que se tornem ambientes propícios ao Ensino e Aprendizagem da Matemática | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem da Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | O lúdico como ferramenta pedagógica de ensino da matemática na educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: