“No meu desenho eu conto histórias”. Experiências estéticas e narrativas no registro de ideias, afetos, vivências e fantasias infantis

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Larissa Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24945-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774062-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta o desenho como uma experiência estética, uma linguagem, um lugar de narrativa para a criança se comunicar com o mundo ao seu redor. Qual criança nunca desenhou letras isoladas em seus desenhos? E qual o significado dessas letras para ela? Trazendo as narrativas de uma criança, sujeito narrador dessa pesquisa, o trabalho através de seus desenhos nos contará histórias e nos fará refletir sobre a importância do olhar sensível do adulto e educador em relação ao trabalho artístico e criativo da criança, enfatizando o papel do professor no ensino da Arte, revelando que o desenho é a primeira linguagem escrita infantil. Esta pesquisa destaca a importância da pré-história da linguagem escrita na criança por meio de sua espontaneidade, com seus gestos, movimentos e percepções de mundo. Um desenho não configura apenas rabiscos, todavia tem um grande significado para a criança, que o narra por meio de gestos. Usando de uma metodologia narrativa, o trabalho traz minhas próprias experiências vividas. Por meio de observações e escutas ao longo do desenvolvimento da criança sujeito dessa pesquisa, surgiu o trabalho, com um olhar mais íntimo sobre as experiências narradas, pois estas fizeram parte também das minhas vivências. A metodologia qualitativa configura uma pesquisa narrativa e autobiográfica fundamentada por Hervé Breton porque destaca a especificidade para compreender o vivido mobilizando as narrativas da experiência pessoal. O trabalho destaca a visão de Vygotsky sobre o conceito de gestos e signos e de Luria sobre as primeiras aparições da linguagem escrita na criança. Piaget e Luquet explicam as fases do desenho infantil e as autoras Ana Mae Barbosa e Edith Derdyk defendem a importância da sensibilidade para a Arte e o desenho na Educação Infantil. A discussão aponta para o prazer da linguagem escrita na criança e a importância de estimular os primeiros rabiscos e marcas no papel, desde o início do desenhar, das primeiras experiências e narrativas.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the drawing as aesthetic experience, a language, a place of narrative for a child to communicate with the world around him. Which child never drew letters in his drawings? And what do these letters mean to her? Bringing the narratives of a child, the narrator subject of this research, the work through his drawings will tell us stories and make us reflect on the importance of the sensitive gaze of the adult and educator in relation to the artistic and creative work of the child, emphasizing the role of the child. Teacher in Art teaching, revealing that drawing is the first children’s language. This research highlights the importance of the prehistory of written language in children through their spontaneity, with their gestures, movements and perceptions of the world. A drawing is not just a scribble, but it has great meaning for the child, who narrates it through gestures. Using a narrative methodology, the work brings my own experiences. Through class and listening throughout the development of the child subject of this research, the work emerged, with a more intimate look at the narrated experiences, as these were also part of my experiences. The qualitative methodology configures a narrative and autobiographical research based on Hervé Breton because it highlights the specificity to understand the lived mobilizing as narratives of personal experience. The work highlights Vygotsky view on the concept of gestures and signs and Luria on the first appearances of written language in children. Piaget and Luquet explain the phases of children’s drawing and the authors Ana Mae Barbosa and Edith Derdyk defend the importance of sensitivity for Art and drawing in Early Childhood Education. The discussion points to the pleasure of the written language in the child and the importance of stimulating the first scribbles and marks on paper, from the beginning of the drawing, from the first experiences and narratives.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho infantil-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência estética-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem narrativa-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectChildren’s drawing-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetic experience-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative language-
Título: dc.title“No meu desenho eu conto histórias”. Experiências estéticas e narrativas no registro de ideias, afetos, vivências e fantasias infantis-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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