Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Regina Lúcia Cerqueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Marendino, Rosane | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Regina Lúcia Cerqueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Marendino, Rosane | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Valesca Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:37:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:37:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24595 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774061 | - |
Descrição: dc.description | A escolarização das classes populares constitui um campo de pesquisa bastante denso composto de fatores que abrangem diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, a sociologia, antropologia, psicologia e é claro a educação. O processo de escolarização é atravessado por questões sociais, políticas, geográficas, entre outras. E se modifica de acordo com o contexto histórico pesquisado, contudo sempre apresentando questões reincidentes que marcam época e levam muitos estudiosos a dedicar suas vidas a pesquisa-lá. No presente trabalho iremos buscar compreender os componentes envolvidos nesse processo através de suas variáveis, contando para isso com o auxilio de autores brilhantes que se dedicaram a investigar a questão, cada um partindo de pontos de vista diferentes nos permitindo assim ter uma visão bem ampla da problemática em questão. Análises que vão do macrossocial até as questões mais subjetivas que constituem o ser. Não tendo a pretensão de esgotar as discussões sobre assunto, mas de iluminar o caminho para a resolução de problemas de base. O foco na experiência escolar das classes populares é o norte deste trabalho de pesquisa, levando em consideração que apesar de serem denominados como minorias, constituem na verdade uma parcela considerável da população do nosso país. Logo, é de total importância que se dê cada vez mais visibilidade as demandas desses indivíduos que vem sendo negligenciados de diversas formas, sobretudo no seu direito a educação de qualidade. | - |
Descrição: dc.description | The schooling of the working classes constitutes a very dense search field composed of factors that cover different areas of knowledge, such as sociology, anthropology, psychology, and of course, education. The schooling process is crossed by social, political, geographic issues, among others. And it changes according to the researched historical context, yet always presenting recurring issues that mark an era and lead many scholars to dedicate their lives to researching there. In the present work, we will seek to understand the components involved in this process through its varied, with the help of brilliant authors who dedicated themselves to investigate the issue, each one from different points of view, thus allowing us to have a very broad view of the problematic in question. Analyzes that range from the macro-social to the more subjective issues that constitute the being. Not intending to exhaust the discussions on the subject but to light the way to the resolution of basic problems. The focus is on the school experience of the working classes in the north of this research work, taking into account that despite being called minorities, they constitute a considerable portion of the population of our country. Therefore, it is of utmost importance to give more and more visibility to the demands of these individuals who have been neglected in different ways, especially in their right to quality education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes populares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sucesso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habitus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações de interdependência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schooling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Working classes | - |
Palavras-chave: dc.subject | School failure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational attainment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habitus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdependent relationships | - |
Título: dc.title | A Escolarização das Classes Populares | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: