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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Barrelo Junior, Nelson | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Deise Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Victor Mozart Tavares Leal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:37:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:37:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22066 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774022 | - |
Descrição: dc.description | As aulas tradicionais no ensino de Física, cujas principais características são a transmissão e a reprodução do conhecimento, não corroboram para uma aprendizagem com significado e a apropriação do saber científico pelos estudantes. Os professores e pesquisadores buscam atividades pedagógicas inovadoras, portanto desenvolvendo ou procurando metodologias mais ativas que preveem mudanças tanto no papel do professor quanto no do aluno. Neste sentindo, esta monografia explora os principais elementos que fundamentam o Ensino por Investigação e propõe uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para os estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual do RJ, conhecida como Brasil-China. A proposta de SEI se fundamenta na literatura sobre Ensino por Investigação e nos pressupostos epistemológicos na teoria sociointeracionista e históricocultural de Vigotski e na Abordagem Temática Freiriana (ATF). Para estes fundamentos, a problematização deve ocorrer por meio de situações ou práticas sociais contraditórias vivenciadas pelos estudantes. Desse modo, considerando o cronograma escolar, o Destacamento 1/3 do 3º GBM do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), instituição vizinha a colégio, e a situação crítica que vivemos devido a Pandemia do Covid-19 mostrou-se adequado ao conteúdo Impulso/variação do Momento Linear, subordinado à temática “Pandemia da Covid-19 e sua influência na propensão a casos de suicídio”, para ser problematizado para as turmas de primeiro ano do Ensino Médio do BrasilChina. Em vista disso, para primeira etapa, chamada de contextualização, são sugeridas perguntas para que os alunos possam refletir suas concepções sobre as condições e sobre o julgamento de uma pessoa com comportamento suicida, para que os discentes possam discutir entre iguais e possam construir coletivamente uma nova visão sobre assunto e poderem romper com estereótipos e preconceitos. Além disso, serão apresentadas informações, pesquisas, preocupações sobre a temática durante a contextualização. Para segunda etapa, chamada atividade experimental, os alunos deverão ser apresentados ao colchão de ar (safety air cushion), usado em operação de resgate de suicidas vulneráveis a caírem de edifícios, por vídeo de demonstração para que possam construir um modelo físico do funcionamento do colchão de ar juntos com a manipulação de recursos didáticos que serão fornecidos para que os alunos possam testar suas hipóteses. Após o processo de manipulação e criação de hipóteses, é previsto o retorno dos alunos para sala de aula para um grande debate para que possam discutir e sistematizar coletivamente os conhecimentos adquiridos. Por fim, para a realização da última etapa, chamada de leitura e aplicação a novas situações, os alunos farão leitura de um texto a fim de exercitar seus conhecimentos de maneira ativa e não mecanizada por meio de discussões de vídeo, no qual serão estimulados a explicarem ou refutarem a veracidade das mídias expostas. A proposta da SEI não pode ser aplicada devido às restrições de convívio para minimizar os impactos da Pandemia da Covid-19, entretanto, para fins futuros, espera-se executá-la | - |
Descrição: dc.description | Traditional classes in the teaching of Physics, whose main characteristics are the transmission and reproduction of knowledge, do not corroborate for meaningful learning and the appropriation of scientific knowledge by students. Teachers and researchers seek innovative pedagogical activities, therefore developing or looking for more active methodologies that foresee changes in both the role of the teacher and that of the student. In this sense, this monograph explores the main elements that underlie Inquiry Teaching and proposes an Investigative Teaching Sequence (SEI) for high school students from a public school in the state of Rio de Janeiro, known as Brasil-China. The SEI proposal is based on the literature on Teaching by Research and on the epistemological assumptions in Vigotski's sociointeractionist and historical-cultural theory and in the Freirian Thematic Approach (ATF). For these fundamentals, the problematization must occur through contradictory social situations or practices experienced by students. Thus, considering the school timetable, Detachment 1/3 of the 3rd GBM of the Fire Department of the State of Rio de Janeiro (CBMERJ), an institution close to the school, and the critical situation that we live due to the Pandemia of Covid-19 showed it appropriate, the impulse / variation of Linear Moment content under the theme “Pandemic Covid-19 and its influence on the propensity for suicide cases” to be problematized for the first-year classes in Brazil-China High School. In view of this, for the first stage, called contextualization, questions are suggested so that students can reflect their conceptions about the conditions and the judgment of a person with suicidal behavior so that students can discuss among equals and can collectively build a new one view on the subject and be able to break with stereotypes and prejudices. In addition, information, research and concerns about the theme will be presented during contextualization. For the second stage, called an experimental activity, students should be introduced to the air mattress (safety air cushion), used in rescue operations for vulnerable suicides to fall from buildings, by demonstration video so that they can build a physical model of the functioning of the air mattress, together with the manipulation of teaching resources that will be provided so that students can test their hypotheses. After the process of manipulation and hypothesis creation, students are expected to return to the classroom for a great debate, so that they can collectively discuss and systematize the acquired knowledge. Finally, for the completion of the last stage, called reading and application to new situations, students will read a text in order to exercise their knowledge in an active and non-mechanized way through video discussions in which they will be encouraged to explain or refute the veracity of the exposed media. The SEI proposal couldn’t be applied due to restrictions on coexistence to minimize the impacts of the Covid-19 Pandemic, however, for future purposes, it is expected to be carried out | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impulso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suicídio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impulso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inquiry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impulse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suicide | - |
Título: dc.title | Ensino por investigação: características metodológicas e pressupostos teóricos para a proposição de uma sequência de ensino sobre impulso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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