A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueluci, Gisella de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0216823785458700-
Autor(es): dc.contributorChrizostimo, Miriam Marinho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2774740174692206-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Euzeli da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6785249501253072-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Simone Cruz Machado-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9671182118965138-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6414331225860539-
Autor(es): dc.creatorSimões, Rayana Maldonado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29876-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774017-
Descrição: dc.descriptionÉ fundamental a implantação de metodologias inovadoras no ensino de enfermagem, uma vez que pretende formar profissionais com competência e capazes de agir na urgência e na incerteza, de forma que saibam identificar na prática problemas condizentes às atividades do que é e o que não é enfermagem, em situações previsíveis, e imprevisíveis, mais ou menos complexas. Além disso, entende-se a importância de trabalhar o método da problematização com destaque para o planejamento dos cuidados no campo da área hospitalar, que é uma das etapas do processo de enfermagem. Portanto o objeto de estudo foi o planejamento dos cuidados de enfermagem pelos alunos da disciplina Fundamentos de Enfermagem II durante o Ensino Teórico-Prático. As questões que nortearam o estudo foram: Como os alunos da disciplina Fundamentos de Enfermagem II planejam os cuidados de enfermagem a partir das situações-problema vivenciadas no cenário de prática hospitalar? Como a Metodologia da Problematização poderá ser utilizada, durante o Ensino Teórico-Prático da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II, tendo em vista a importância da aprendizagem dos alunos acerca do planejamento dos cuidados? Objetivo Geral: Analisar o planejamento dos cuidados de enfermagem pelos alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II durante o Ensino Teórico-Prático; Específicos: identificar situações-problema de clientes hospitalizados cuidados por alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II; aplicar a Metodologia da Problematização junto aos alunos, tendo em vista o planejamento dos cuidados de enfermagem; avaliar a assistência de enfermagem prestada pelos alunos para a resolução de situações-problema. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, de natureza qualitativa, que ocorreu em cenário prático no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e num segundo momento o laboratório de fundamentos de enfermagem da EEAAC/UFF. Os participantes da pesquisa foram 6 alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II. Como coleta de dados foi utilizada um roteiro de discussão inicial, instrumento de observação e entrevista aberta. Os resultados mostraram que as dificuldades apresentadas pelos grupos se dividiram em: Dificuldade na abordagem ao paciente e na falta de autonomia e tomada de decisão do enfermeiro. Conclui-se que esse estudo contribui para uma melhor percepção e raciocínio dos alunos quanto aos problemas emergentes da pratica assistencial no planejamento de cuidados de enfermagem, pois estimula os alunos ao encorajamento e a compreensão sobre o planejamento dos cuidados na prática assistencial. Além disso, observou-se a eficácia da implementação do método uma vez que os alunos são mais receptivos e participativos às metodologias ativas e se agradam da forma dinâmica na qual é trabalhada, pois reconhecem que após a aplicação, eles se tornam autores do próprio conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionIt´s fundamental the implantation of innovated methods in the nurse education, since it intends to form professionals with expertise and able to act in urgency and uncertainty, so that know how to identify problems in practice conducive to the activities of what is and what is not nursing, in predictable and unpredictable situations, more ou less complex. Furthermore, it is understood the importance of working the method of questioning especially the planning of care in the field of hospital area, which is one of the steps of the nursing process. Therefore the object of study was the planning of nursing care by the students of Nursing Fundamentals II course during Theoretical and Practical Education. The questions that guided the study were: As students of Nursing Fundamentals II discipline plan nursing care from problem situations experienced in hospital practice setting? As the Methodology of Curriculum can be used during the school Theoretical and Practical discipline of Nursing Fundamentals II, in view of the importance of student learning about the plan of care? The objectives were to analyze the planning of nursing care by the students of Nursing II Fundamentals of discipline during Theoretical and Practical Education; Identify customer problem situations hospitalized care of students of the subject Nursing Fundamentals II; Applying the methodology of Curriculum with the students, in view of the planning of nursing care; Evaluate the nursing care provided by the students for resolving problem situations. It is the study is descriptive, qualitative, which occurred in practical scenario at University Hospital Antony Peter (HUAP) and a second time the laboratory nursing fundamentals of EEAAC / UFF. The participants were six (6) students of the discipline Fundamentals of Nursing II. An initial discussion script, observation tool and open interview as data collection were used. The results showed that the difficulties presented by the groups were divided into: difficulty in addressing the patient and the lack of autonomy and decision-making of nurses. We conclude that this study contributes to a better perception and reasoning of the students as the emerging problems of healthcare practices in planning nursing care because it stimulates students to encouragement and understanding about the planning of care in care practice. Furthermore, there was the effectiveness of implementation of the method since students are more receptive and participatory methodologies to active and dynamic appeal of the way in which it worked, as they recognize that after application, they become authors of their own knowledge.-
Descrição: dc.description70 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia da problematização-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectNurse-
Palavras-chave: dc.subjectNurse education-
Palavras-chave: dc.subjectMethod of questioning-
Palavras-chave: dc.subjectNursing processes-
Título: dc.titleA metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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