Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Huguenin, José Augusto Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/./5806476476274947 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sasseron, Lúcia Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6233372216363346 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4376734650405578 | - |
Autor(es): dc.contributor | Balthazar, Wagner Franklin | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4855581834199288 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3361522421106714 | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Luciana Figueiredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:36:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:36:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25702 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.07459179760 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773998 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho descreve uma sequência didática de ensino, baseada na abordagem metodológica dos três Momentos pedagógicos, para o estudo do efeito fotoelétrico no ensino médio. A proposta apresentada norteia a educação para que ela seja contextualizada, incentivando a visão crítica dos alunos, o protagonismo e sua capacidade de aprendizado. A estrutura do produto vinculado à dissertação é composta de um Manual do Professor com orientações, dicas, passo-a-passo para construção do experimento de baixo custo “Motor acionado pela luz” e guia para reprodução da sequência em sala de aula, e de um Manual do Aluno com os materiais de apoio, atividades e roteiros a serem seguidos durante as aulas. O produto foi aplicado suscitando grande engajamento, motivação e protagonismo nos alunos. Os resultados indicaram que houve a construção de conceitos científicos e que os alunos foram capazes de retomar aos conceitos iniciais, reinterpretando-os corretamente | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The present work describes a didatic sequence, based on a methodological approach of the three pedagogical moments, for studying the photoelectric effect in high school. The proposal presented guides education so that it is contextualized, promoting the students' critical view, protagonism and their learning capacity. The structure of the product associated to this text is composed of a Teacher's Manual with guidelines, tips, step-by-step instructions for the construction of the low-cost “Light-Driven Motor” experiment and reproduction of the sequence in the classroom, and a Student Manual with support materials, activities and scripts to be carried out during classes. The product was applied, causing great engagement, motivation and the results indicated that there was the built of scientific concepts and that the students were able to return to the initial concepts, reinterpreting them correctly | - |
Descrição: dc.description | 176 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito fotoelétrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física moderna e contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photoelectric effect | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modern and contemporary physics | - |
Título: dc.title | Motor acionado pela luz: uma proposta para o ensino do efeito fotoelétrico através dos três momentos pedagógicos | - |
Título: dc.title | Light-driven motor: a proposal for teaching the photoelectric effect through the three-pedagogical moments´s metodology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: