Motor acionado pela luz: uma proposta para o ensino do efeito fotoelétrico através dos três momentos pedagógicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/./5806476476274947-
Autor(es): dc.contributorSasseron, Lúcia Helena-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6233372216363346-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4376734650405578-
Autor(es): dc.contributorBalthazar, Wagner Franklin-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4855581834199288-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3361522421106714-
Autor(es): dc.creatorMaia, Luciana Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25702-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.07459179760-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773998-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho descreve uma sequência didática de ensino, baseada na abordagem metodológica dos três Momentos pedagógicos, para o estudo do efeito fotoelétrico no ensino médio. A proposta apresentada norteia a educação para que ela seja contextualizada, incentivando a visão crítica dos alunos, o protagonismo e sua capacidade de aprendizado. A estrutura do produto vinculado à dissertação é composta de um Manual do Professor com orientações, dicas, passo-a-passo para construção do experimento de baixo custo “Motor acionado pela luz” e guia para reprodução da sequência em sala de aula, e de um Manual do Aluno com os materiais de apoio, atividades e roteiros a serem seguidos durante as aulas. O produto foi aplicado suscitando grande engajamento, motivação e protagonismo nos alunos. Os resultados indicaram que houve a construção de conceitos científicos e que os alunos foram capazes de retomar aos conceitos iniciais, reinterpretando-os corretamente-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe present work describes a didatic sequence, based on a methodological approach of the three pedagogical moments, for studying the photoelectric effect in high school. The proposal presented guides education so that it is contextualized, promoting the students' critical view, protagonism and their learning capacity. The structure of the product associated to this text is composed of a Teacher's Manual with guidelines, tips, step-by-step instructions for the construction of the low-cost “Light-Driven Motor” experiment and reproduction of the sequence in the classroom, and a Student Manual with support materials, activities and scripts to be carried out during classes. The product was applied, causing great engagement, motivation and the results indicated that there was the built of scientific concepts and that the students were able to return to the initial concepts, reinterpreting them correctly-
Descrição: dc.description176 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito fotoelétrico-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna e contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics education-
Palavras-chave: dc.subjectPhotoelectric effect-
Palavras-chave: dc.subjectModern and contemporary physics-
Título: dc.titleMotor acionado pela luz: uma proposta para o ensino do efeito fotoelétrico através dos três momentos pedagógicos-
Título: dc.titleLight-driven motor: a proposal for teaching the photoelectric effect through the three-pedagogical moments´s metodology-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.