Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges, Márcia Narcizo | - |
Autor(es): dc.contributor | Farias, Florence Moellmann Cordeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Caroline Stephanee Mattos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:36:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:36:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6183 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773985 | - |
Descrição: dc.description | Levando-se em consideração a busca pela formação do cidadão crítico, reflexivo e participativo, capaz de usar seu conhecimento para discernir sobre o que é melhor para a sociedade, e a busca por novas metodologias que provoquem e estimulem o ensino e aprendizagem de química no ensino médio, elaborou-se uma sequencia didática para melhorar a compreensão da química dos compostos orgânicos mais simples: os hidrocarbonetos. Sendo assim, a autora deste trabalho escolheu o petróleo como tema gerador, buscando realizar de forma contextualizada e interdisciplinar o ensino de química na perspectiva CTSA, utilizando o vídeo “A história contemporânea da química através do petróleo - parte I” para apresentar o tema. Em seguida, foi aplicado um questionário com questões, adaptadas de vestibulares, e um trabalho com temas problematizadores relacionados ao petróleo, visando uma aprendizagem crítico-reflexiva. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios tanto para os alunos, pois foram estimulados a desenvolver um maior senso crítico frente às questões abordadas aprofundando seus conhecimentos, quanto para a licencianda que pôde aumentar seu conhecimento teórico e prático, desenvolvendo e planejando atividades de ensino que contemplam a construção do conhecimento crítico dos alunos a respeito da importância do tema no mundo atual | - |
Descrição: dc.description | Taking into consideration the search for the formation of critical citizens, reflective and participatory, able to use their knowledge to discern what is best for society, and the search for new methodologies that cause and encourage the teaching and chemistry learning in high school, was elaborated a didactic sequence to improve the understanding of the chemistry of the simplest organic compounds: hydrocarbons. Thus, the author of this paper chose the petroleum theme generator, seeking to perform contextualized and interdisciplinary way the teaching of chemistry in the STSE perspective, using the video "Contemporary history of chemistry through the petroleum - part I" to introduce the subject. Then a questionnaire was applied with questions adapted from vestibular, and work with problem-solving issues related to petroleum, aiming at a critical and reflective learning. The results were very satisfactory both for students, because they have been encouraged to develop a greater critical sense about to the issues addressed, deepening their knowledge, as for the author who had the opportunity to increase their theoretical and practical knowledge, developing and planning activities teaching that include the construction of critical knowledge of students about the importance of the topic in the world today | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hidrocarbonetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perspectiva CTSA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Petróleo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Petróleo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic sequence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organic chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hydrocarbons | - |
Palavras-chave: dc.subject | STSE perspective | - |
Palavras-chave: dc.subject | Petroleum | - |
Título: dc.title | Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: