A PLASTICIDADE DO SELF: um estudo sobre as interações e representações entre discentes e docentes no ensino remoto

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGajanigo, Paulo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0143913182375405-
Autor(es): dc.contributorPaiva, A. L. S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0993142677246044-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Tiago Sales de Lima-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Matheus da Silva Joaquim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30002-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773971-
Descrição: dc.descriptionTem-se a intenção, neste trabalho, de fazer uma apuração das representações no ambiente da sala de aula virtual, compreendendo, a partir de revisões bibliográficas e depoimentos de estudantes e professores, que este espaço não denota apenas homogeneizações de si, pelo contrário, reflete uma cultura difusa, no qual o sujeito é também protagonista para percorrer as suas inventividades. A virtualização, movimento que transcorre do possível/real para o atual é a gênese de toda criação humana. Com efeito, o campo educacional ao ser virtualizado não fica propenso a sujeições e automatismos somente. Centra-se, na verdade, numa reformulação e vislumbramento de outros “eus”. A escola, junto com seus atores, foi revestida de potencialidades originais de representações, interações, corporeidades e identidades no período pandêmico, agregando formas recentes de experienciar a si e o mundo. Desse modo, pode-se dizer que ambos os sistemas educacionais (presencial e remoto) são marcados por complexidades que devem ser devidamente consideradas e apreciadas para uma visão global desses locais.-
Descrição: dc.descriptionIt is intended, in this work, to investigate the representations in the environment of the virtual classroom, understanding, from bibliographic reviews and testimonies of students and teachers, that this space does not only denote homogenizations of itself, on the contrary, reflects a diffuse culture, in which the subject is also the protagonist in traversing his inventiveness. Virtualization, a movement that flows from the possible/real to the actual, is the genesis of all human creation. Indeed, the educational field, when virtualized, is not only prone to subjections and automatisms. It focuses, in fact, on a reformulation and glimpse of other “selves”. The school, along with its actors, were coated with original potentialities of representations, interactions, corporeities and identities in the pandemic period, adding recent ways of experiencing themselves and the world. Thus, it can be said that both educationalsystems (face to-face and remote) are marked by complexities that must be duly considered and appreciated for a global vision of these places.-
Descrição: dc.description45-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVirtualização. Escola. Identidades. Representações. Interações. Corporeidades-
Palavras-chave: dc.subjectVirtualization. School. Identities. Representations. Interactions. Corporeities-
Título: dc.titleA PLASTICIDADE DO SELF: um estudo sobre as interações e representações entre discentes e docentes no ensino remoto-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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