Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gajanigo, Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0143913182375405 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, A. L. S. | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0993142677246044 | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Tiago Sales de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Matheus da Silva Joaquim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:36:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:36:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30002 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773971 | - |
Descrição: dc.description | Tem-se a intenção, neste trabalho, de fazer uma apuração das representações no ambiente da sala de aula virtual, compreendendo, a partir de revisões bibliográficas e depoimentos de estudantes e professores, que este espaço não denota apenas homogeneizações de si, pelo contrário, reflete uma cultura difusa, no qual o sujeito é também protagonista para percorrer as suas inventividades. A virtualização, movimento que transcorre do possível/real para o atual é a gênese de toda criação humana. Com efeito, o campo educacional ao ser virtualizado não fica propenso a sujeições e automatismos somente. Centra-se, na verdade, numa reformulação e vislumbramento de outros “eus”. A escola, junto com seus atores, foi revestida de potencialidades originais de representações, interações, corporeidades e identidades no período pandêmico, agregando formas recentes de experienciar a si e o mundo. Desse modo, pode-se dizer que ambos os sistemas educacionais (presencial e remoto) são marcados por complexidades que devem ser devidamente consideradas e apreciadas para uma visão global desses locais. | - |
Descrição: dc.description | It is intended, in this work, to investigate the representations in the environment of the virtual classroom, understanding, from bibliographic reviews and testimonies of students and teachers, that this space does not only denote homogenizations of itself, on the contrary, reflects a diffuse culture, in which the subject is also the protagonist in traversing his inventiveness. Virtualization, a movement that flows from the possible/real to the actual, is the genesis of all human creation. Indeed, the educational field, when virtualized, is not only prone to subjections and automatisms. It focuses, in fact, on a reformulation and glimpse of other “selves”. The school, along with its actors, were coated with original potentialities of representations, interactions, corporeities and identities in the pandemic period, adding recent ways of experiencing themselves and the world. Thus, it can be said that both educationalsystems (face to-face and remote) are marked by complexities that must be duly considered and appreciated for a global vision of these places. | - |
Descrição: dc.description | 45 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtualização. Escola. Identidades. Representações. Interações. Corporeidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtualization. School. Identities. Representations. Interactions. Corporeities | - |
Título: dc.title | A PLASTICIDADE DO SELF: um estudo sobre as interações e representações entre discentes e docentes no ensino remoto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: