Representações midiáticas de “comportamentos desviantes” de sexualidade feminina: um estudo sobre a ficção seriada televisiva “Felizes para sempre?”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBragaglia, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorBragaglia, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorSaldanha, Patrícia Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorSicilliano, Tatiana Oliveira-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Fernanda Paes de Mello Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773966-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo discutir a representação midiática de comportamentos desviantes de sexualidade. Para tanto, uma “Análise Textual” (CASETTI E CHIO, 1999) foi realizada na minissérie da TV Globo, “Felizes para Sempre?” (2015), na qual a protagonista, interpretada pela atriz Paolla Oliveira, é bissexual e garota de programa. Seguindo esta metodologia, optou-se por analisar a estrutura narrativa geral da minissérie (enredo) em vez de cenas específicas. Como base teórica, foram utilizdas principalmente autores da “Sociologia do Desvio” (como Becker e Goffman ); teorias sobre os processos de estereotipização oriundos da Psicologia Social (valendo-se de Pereira e Jablonski, por exemplo), e abordagens sobre a esfera do Cotidiano e seus campos de senso comum e representações sociais, por meio de teóricos como Heller e Berger e Luckmann. As discussões foram confrontadas com concepções da mídia de massa enquanto indústria cultural, a partir de Kellner, Adorno e Horkheimer, entre outros pensadores. Como principal resultado, observou-se na arena midiática, a reprodução de conflitos sociais (KELLNER, 2001) sobre comportamentos desviantes de sexualidade, o que no caso da minissérie estudada se dá através de uma narrativa apenas aparentemente transgressora e emancipadora dos atributos desviantes, uma vez que ao longo da trama e em seu desfecho, são observados elementos de uma moralidade convencional, culminando em punições para personagens femininas com comportamentos desviantes de sexualidade. Em suma, nota-se que a emissora, enquanto parte integrante de uma Indústria cultural, ao retratar representações de comportamentos sexuais desviantes se mantém ainda predominantemente em uma linha de discurso hegemônico conservador continuando a situar tais comportamentos como marginais.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to discuss the media representation of “deviant behavior of sexuality” To this end, a “Textual Analysis” ( CASETTI and CHIO, 1999) was carried out in the TV Globo minisseries “Felizes para Sempre?” ( 2015), in which the protagonist, played by actress Paolla Oliveira, is bisexual and a prostitute. As a theoretical basis, authors from “Sociology of Deviation” were used (such as Becker and Goffman); theories about stereotyping processes from Social Psychology (drawing on Pereira and Jablonski, for example), and approaches to the everyday sphere and its fields on common sense and social representations, through theorists such as Heller and Berger and Luckmann. The discussions were confronted with conceptions of the mass media as cultural industry, based on Kellner, Adorno and Horkheimer, among other thinkers. As a main result, it was observed in the media arena, the production of social conflicts (KELLNER, 2001) on deviant behaviors of sexuality, in this case, in the studied miniseries, it takes place through the narrative that is only apparently transgressive and emancipating from deviant attributes, since throughout the plot and in its outcome, elements of a conventional morality are observed, culminating in extreme punishments for female characters with deviant sexual behavior. In short, it is noted that the broadcaster, as an integral part of the cultural industry, when portrying representations of deviant sexual behavior, still predominantly maintains a line of conservative hegemonic discourse, continuing to situate such behaviors as being marginal.-
Descrição: dc.description139f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMídia e cotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectComportamentos desviantes-
Palavras-chave: dc.subjectSexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise textual-
Palavras-chave: dc.subjectFelizes para sempre-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento social-
Palavras-chave: dc.subjectSexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectMedia and daily life-
Palavras-chave: dc.subjectDeviant behaviors-
Palavras-chave: dc.subjectSexuality-
Palavras-chave: dc.subjectTextual analysis-
Palavras-chave: dc.subjectHappy forever-
Título: dc.titleRepresentações midiáticas de “comportamentos desviantes” de sexualidade feminina: um estudo sobre a ficção seriada televisiva “Felizes para sempre?”-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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