Metodologia da problematização como estratégia de ensino aprendizagem no Curso em Graduação de Enfermagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueluci, Gisella de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorChrizostimo, Miriam Marinho-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Euzeli da Silva-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Simone Cruz Machado-
Autor(es): dc.creatorGomes, Daiana Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773953-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: Na Enfermagem, é fundamental que se trabalhe a aprendizagem a partir de situações vivenciadas na assistência. A Metodologia da Problematização é uma estratégia de ensino-aprendizagem voltado para a formação de alunos mais críticos e reflexivos. Objetivo Geral: Analisar os métodos de ensino utilizados durante o ensino teórico-prático da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II. Objetivos Específicos: Identificar junto aos alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II, uma situação-problema relativa aos métodos de ensino utilizados; Discutir, a partir da situação-problema identificada questões relativas ao processo ensino-aprendizagem na disciplina de Fundamentos de Enfermagem II; Descrever os métodos de ensino aprendizagem utilizados pelos docentes das disciplinas de Fundamentos de Enfermagem II. Método: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram os alunos inscritos na disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - EEAAC/UFF, no 2º semestre de 2014, e os docentes desta mesma disciplina. Para análise dos dados foi realizada análise de conteúdo conforme Bardin, onde se extraiu os significados das entrevistas para a elaboração de categorias. Resultados: A partir da análise dos dados, foram elaboradas três categorias: A formação docente e a didática aplicada no ensino superior; O Currículo do curso de enfermagem: competências necessárias à formação profissional do futuro enfermeiro; O uso da Metodologia da Problematização no ensino superior, para discutir sobre o que mudar e para onde, tendo em vista as competências profissionais, a importância da relação de ajuda e a totalidade da prática da enfermagem, através da formação de alunos mais capacitados com pensamento critico e reflexivo. Conclusão: A metodologia da problematização possibilitou ao estudante compreender as competências do enfermeiro e como podem ser aplicadas na disciplina de Fundamentos II. Serviu como um método significativo aplicado na disciplina, pois fez o aluno discutir de forma crítica e reflexiva o problema relacionado ao ensino-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: In nursing, it is essential to work learning from experienced situations in care. The Methodology of the Curriculum is a teaching and learning strategy focused on the formation of more critical and reflective students. General Objective: To analyze the teaching methods used in the theoretical and practical teaching of the discipline Fundamentals of Nursing II. Specific Objectives: To identify with the students of the discipline Fundamentals of Nursing II, a problem situation concerning the teaching methods used; To discuss the problem situation identified issues relating to the teaching-learning process in the subject Nursing Fundamentals II; Describe the learning teaching methods used by teachers of Nursing Fundamentals II disciplines. Method: This is a descriptive qualitative study. Study participants were students enrolled in Nursing Fundamentals of discipline Aurora Nursing Afonso Costa - EEAAC / UFF in the 2nd half of 2014, and the teachers of the same discipline. Data analysis was performed content analysis according to Bardin, which extracted the meanings of interviews for the development of categories. Results: From the data analysis, three categories were developed: Teacher training and teaching applied in higher education; The curriculum of the nursing course: skills needed for professional training of future nurses; The use of Curriculum-Methodology in higher education, to discuss what to change and where, in view of the professional skills, the importance of helping relationship and the entire nursing practice through training of more qualified students with thought critical and reflective. Conclusion: The methodology of questioning enabled the student to understand the nursing skills and how they can be applied in the discipline Fundamentals II. He served as a significant method applied in the discipline, as did the student discuss critically and reflectively the problem related to education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia da problematização-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em problemas-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectNursing education-
Palavras-chave: dc.subjectMethods of questioning-
Palavras-chave: dc.subjectActive methods-
Título: dc.titleMetodologia da problematização como estratégia de ensino aprendizagem no Curso em Graduação de Enfermagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.