A produção de sentidos para o brincar em um contexto de educação formal e sua repercussão na aquisição da linguagem escrita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHenriques, Eda Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCPF:34446621734-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721133Y2-
Autor(es): dc.contributorDias, Adelaide Alves-
Autor(es): dc.contributorCPF:43555346522-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8807229073239419-
Autor(es): dc.contributorZaccur, Edwiges Guiomar dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:64029336787-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4727346J6-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Mônica Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17609-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773942-
Descrição: dc.descriptionThis research investigates the production of meaningful playing in a social institucional context of formal education. The focus of this research is in such a way to make a quarrel on the directions attributed when playing for the school, through the form as it organizes and circumscribes this activity in its spaces, how much for the teacher through its of pedagogical practical classroom, in a specife context of formal education. This quarrel was supported by the conceptual definition that Vygotsky carries through on the processes of interaction and mediation, on the relation sensible/meant and the importance of the context in its constitution, enriched for the contributions of Wertsch on the importance of the social institucional contexts and the contributions of Baquero in practical relation to the mediation of the pedagogical ones. The used instruments had been:observation of pedagogical practices in a literacy classroom and places outside the classroom where children can play, as well as interviews with the principal and the teacher. The analysis of the interviews was done through the Analysis of Content, from which were established subcategories of analysis. The crossing of the data analyses and observations show the different meanings attributed to playing in this specific context of formal education the same relate the trespass, danger and regulation of content, reverberating in the development of the symbolic function that characterizes the process of acquisition of the written language.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa investiga a produção de sentidos para o brincar em um contexto sócio-institucional de educação formal. O foco desta pesquisa é fazer uma discussão sobre os sentidos atribuídos ao brincar tanto pela escola, através da forma como ela organiza e circunscreve esta atividade nos seus espaços, quanto pela professora através de suas práticas pedagógicas de sala de aula, em um contexto de educação formal específico. Esta discussão foi sustentada pela definição conceitual que Vygotsky realiza sobre os processos de interação e mediação, sobre a relação sentido/significado e a importância do contexto na sua constituição, enriquecida pelas contribuições de Wertsch sobre a importância dos contextos sócio-institucionais e as contribuições de Baquero em relação à mediação das práticas pedagógicas. Os instrumentos utilizados foram: observação das práticas pedagógicas em uma classe de alfabetização, observação dos usos dos espaços com possibilidades para o brincar fora da sala de aula e de entrevistas com a diretora e a professora da escola. A análise das falas da professora, como também da diretora da escola, foram realizadas através da Análise de Conteúdo, a partir da qual foram estabelecidas subcategorias de análise. O cruzamento dos dados das análises realizadas e das observações apontaram que os sentidos atribuídos ao brincar neste contexto específico de educação formal relacionam o mesmo a transgressão, perigo e normatização de conteúdo, repercutindo deste modo no desenvolvimento da função simbólica que caracteriza o processo de aquisição da linguagem escrita.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBrincar-
Palavras-chave: dc.subjectContexto Sócio-Institucional-
Palavras-chave: dc.subjectlinguagem Escrita-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição de Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação Escrita-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeira-
Palavras-chave: dc.subjectContexto de educação formal-
Palavras-chave: dc.subjectTo play-
Palavras-chave: dc.subjectSocial-institucional context-
Palavras-chave: dc.subjectWritten language-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA produção de sentidos para o brincar em um contexto de educação formal e sua repercussão na aquisição da linguagem escrita-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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