Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Laura Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral Filho, Adilson Vaz | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreras, Norberto Osvaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Clarissa Staffa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:36:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:36:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773938 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação analisa a experiência da TV Maxambomba, uma TV de rua desenvolvida pela ONG Cecip (Centro de Criação de Imagem Popular), que produziu e exibiu programas em praças e ruas da Baixada Fluminense de 1989 a 1998. A proposta deste trabalho foi compreender os diferentes significados que esta experiência adquiriu tanto para os realizadores envolvidos com o fazer da TV, quanto para os moradores que constituíram seu público por excelência; de forma a reconhecer em que medida ela conseguiu interferir na história destas pessoas e na realidade em que se fez presente. Para tanto, foram consultados e analisados um conjunto de fontes audiovisuais e textuais produzidas pela equipe da TV e por pessoas que participaram, de maneiras variadas, da sua experiência; além de entrevistas realizadas durante a pesquisa. Ao longo da pesquisa, também refleti sobre as razões que levaram à constituição desta experiência de comunicação popular, abordando aspectos como o seu modo de atuação, objetivos e proposta de comunicação, o processo de produção e exibição dos audiovisuais, e as diferentes relações estabelecidas com os moradores para quem se direcionavam. Procurei, também, identificar e explicar as mudanças e continuidades no fazer da TV ao longo dos anos, relacionando sua experiência com a de outras desenvolvidas no âmbito do "movimento de vídeo popular" e de TVs de rua | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. | - |
Descrição: dc.description | 150 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Televisão - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Título: dc.title | "Além da imagem": experiências e memórias populares através da TV Maxombomba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: