O samba e cultura da classe trabalhadora carioca (1900-1930)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Marcelo Badaró-
Autor(es): dc.contributorMattos, Rômulo Costa-
Autor(es): dc.contributorSouza, Marcos Alvito Pereira de-
Autor(es): dc.creatorVieira, Juliana Lessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16301-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773926-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem a hipótese central de que o samba das três primeiras décadas do século XX pode ser considerado como uma manifestação cultural da classe trabalhadora carioca, expressando, por isso, um conjunto de valores, uma visão de mundo e um modo de vida próprios dos trabalhadores. A partir dessa ideia, procurou-se perceber de que forma as letras de samba, os depoimentos de alguns sambistas e a documentação policial do período nos oferecem elementos que nos autorizam a pensar o samba dessa maneira. Nessa lógica, estabeleceu-se um debate com outras duas perspectivas: aquela que concebe o samba como uma manifestação da cultura popular carioca; e outra que entende o ritmo como uma forma de resistência étnica dos negros contra a opressão da cultura branca/europeia. Por fim, buscou-se compreender as transformações sofridas pelas formas de composição e de fruição do samba, quando este entrou no circuito do mercado cultural, e o modo pelo qual os próprios sambistas contribuíram para esse processo-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation's main hypothesis is expressed by the statement that the samba produced in the first three decades of the 20th century may be considered as a Rio de Janeiro's working class' cultural manifestation, thus expressing their particular set of values, worldview and lifestyle. Many samba's lyrics, testimonials of samba musicians and police documents of that period were analyzed in order to stress the elements that enable us to sustain such hypothesis. For this purpose, two alternative ways of interpreting this phenomenon were also discussed aiming to pinpoint their limits: on the one hand, some works of authors who conceive samba as a product of a broad carioca popular culture; and on the other hand, the ones who engage it merely as a tool of ethnic resistance developed by the black community against European white culture oppression. At last, it was intended to comprehend the ways by which samba's composing and enjoyment experiences were transformed as a result of its immersion in the cultural market circuit, also enlightening the samba composers' contributions to this process-
Descrição: dc.description148 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectClasse trabalhadora-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectSamba - aspecto social - Rio de Janeiro (RJ)-
Título: dc.titleO samba e cultura da classe trabalhadora carioca (1900-1930)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.