Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Marcelo Badaró | - |
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Rômulo Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Marcos Alvito Pereira de | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Juliana Lessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:36:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:36:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16301 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773926 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho tem a hipótese central de que o samba das três primeiras décadas do século XX pode ser considerado como uma manifestação cultural da classe trabalhadora carioca, expressando, por isso, um conjunto de valores, uma visão de mundo e um modo de vida próprios dos trabalhadores. A partir dessa ideia, procurou-se perceber de que forma as letras de samba, os depoimentos de alguns sambistas e a documentação policial do período nos oferecem elementos que nos autorizam a pensar o samba dessa maneira. Nessa lógica, estabeleceu-se um debate com outras duas perspectivas: aquela que concebe o samba como uma manifestação da cultura popular carioca; e outra que entende o ritmo como uma forma de resistência étnica dos negros contra a opressão da cultura branca/europeia. Por fim, buscou-se compreender as transformações sofridas pelas formas de composição e de fruição do samba, quando este entrou no circuito do mercado cultural, e o modo pelo qual os próprios sambistas contribuíram para esse processo | - |
Descrição: dc.description | This dissertation's main hypothesis is expressed by the statement that the samba produced in the first three decades of the 20th century may be considered as a Rio de Janeiro's working class' cultural manifestation, thus expressing their particular set of values, worldview and lifestyle. Many samba's lyrics, testimonials of samba musicians and police documents of that period were analyzed in order to stress the elements that enable us to sustain such hypothesis. For this purpose, two alternative ways of interpreting this phenomenon were also discussed aiming to pinpoint their limits: on the one hand, some works of authors who conceive samba as a product of a broad carioca popular culture; and on the other hand, the ones who engage it merely as a tool of ethnic resistance developed by the black community against European white culture oppression. At last, it was intended to comprehend the ways by which samba's composing and enjoyment experiences were transformed as a result of its immersion in the cultural market circuit, also enlightening the samba composers' contributions to this process | - |
Descrição: dc.description | 148 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classe trabalhadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba - aspecto social - Rio de Janeiro (RJ) | - |
Título: dc.title | O samba e cultura da classe trabalhadora carioca (1900-1930) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: