Produção, validação e avaliação de jogos didáticos sobre o tema corpo humano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Jean Carlos Miranda da-
Autor(es): dc.contributorMello, Maristela Barenco Corrêa de-
Autor(es): dc.contributorPompilho, Wendel Mattos-
Autor(es): dc.contributorSiqueira, Andréa Espinola de-
Autor(es): dc.creatorCosta, Rosa Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27646-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773912-
Descrição: dc.descriptionPartindo do pressuposto que quando o discente tem prazer nas atividades realizadas, a aprendizagem se torna mais atrativa e significativa, motivando-o na construção do conhecimento e sendo protagonista de sua trajetória acadêmica, e sabendo que diversos autores ressaltam a influência positiva do uso de jogos didáticos no processo ensino aprendizagem, o presente trabalho objetivou a produção, avaliação e validação de jogos didáticos como ferramenta auxiliar na abordagem de conteúdos sobre o tema Corpo Humano. Os jogos didáticos foram aplicados em unidades de ensino do município de Santo Antônio de Pádua – RJ: Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida, com discentes do Ensino Médio e Escola Municipalizada Professora Maria Perlingeiro Lavaquial, com discentes do 5º ano do Ensino Fundamental I. A validação dos jogos didáticos desenvolvidos foi feita por meio da aplicação de dois questionários (de sondagem do conhecimento e de verificação de aprendizagem) que objetivaram identificar o quanto os discentes aprenderam com a utilização dos jogos. A avaliação da funcionalidade técnica dos jogos didáticos produzidos foi realizada por meio da aplicação do questionário de usabilidade. Os resultados obtidos indicam que os jogos didáticos “Corpo Humano e Imagem” e “Viagem pelo Corpo Humano” atingiram o seu objetivo didático-pedagógico, sendo eficientes no processo ensino-aprendizagem do tema proposto, de forma que podem ser considerados apropriados como ferramentas que contribuem no processo de aquisição do conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionBased on the assumption that when the student takes pleasure in the activities performed, learning becomes more attractive and meaningful, motivating him in the knowledge construction and being the protagonist of his academic trajectory, and knowing that several authors emphasize the positive influence on the use of games didactics in the teaching learning process, the present work aimed at the production, evaluation and validation of didactic games as an auxiliary tool in the approach of contents on the theme Human Body. The didactics games were applied in teaching units in the municipality of Santo Antônio de Pádua-RJ: Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida, with high school students and Escola Municipial Professora Maria Perlingeiro Lavaquia, with students from the 5th year of Elementary School. Validation of the developed didactics games was carried out through two questionnaires (knowledge Survey and learning verification), in order to assess how many the students learned from the use of games. The assessment of the technical functionality of the didactics games produced was carried out through using the usability questionnaire. The results obtained indicate that the didactic games “Corpo Humano e Imagem” and “Viagem pelo Corpo Humano” satisfy their didactic-pedagogical objective, being efficient in the teaching-learning process of the proposed theme, so that they can be considered appropriate as tools that contribute to the knowledge acquisition process.-
Descrição: dc.description104 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogo Didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo Humano-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic Game-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-Learning-
Palavras-chave: dc.subjectHuman Body-
Palavras-chave: dc.subjectScience Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBiology Teaching-
Título: dc.titleProdução, validação e avaliação de jogos didáticos sobre o tema corpo humano-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.