Ensino remoto e as evidências de uma educação bancária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristiana Callai de-
Autor(es): dc.creatorCastro, Elaine Ramos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22455-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773910-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa surgiu com o objetivo de investigar o currículo no ensino remoto de uma turma de 3º ano do ensino fundamental, em uma escola particular na cidade de São Gonçalo/RJ, em que sou professora da turma. O período de realização desta pesquisa foi de março a agosto de 2020, momento em que as crianças estavam utilizando o ensino remoto em função da pandemia que assola o Brasil e o mundo (COVID-19). Porém, nem todas as crianças conseguiam acessar as aulas ou dar continuidade às atividades encaminhadas, como também, demonstraram dificuldades em determinados conteúdos. As mães, principais responsáveis por orientá-las nas tarefas escolares, também encontravam dificuldades, muitas vezes, alegando não saber o conteúdo. A fundamentação teórica, contou com as contribuições de Paulo Freire (2002; 2006) em que tive a oportunidade de perceber no ensino remoto evidências de uma educação bancária, baseada apenas no livro didático. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa narrativa a partir das experiências vividas com as crianças e as mães, partilhando memórias e narrativas de quem está vivendo esse momento de isolamento social-
Descrição: dc.descriptionThis research arose with The objective of investigating the curriculum in the remote teaching of a 3rd year class of Elementary School, in a private school in the city of São Gonçalo / RJ, where I am a teacher of the class. The period of conducting this research was from March to August 2020, when the children were in remote education due to the pandemic that is plaguing Brazil and the word, COVID-19. However, not all children were able to Access the classes, continue the activities they were carrying out, but they also showed difficulties in certain contents. Mothers, who are mainly responsible for guiding school tasks, also encountered difficulties, often claiming not to know the content. The theoretical foundation, counted on the contributions of Paulo Freire (2002; 2006) in which I had the opportunity to perceive in remote teaching evidence of banking education, based only on the textbook. As a methodological approach, I use narrative research based on the experiences lived with children and mothers, sharing memories and narratives of those who are experiencing this moment of social isolation-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bancária-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectRemote instruction-
Palavras-chave: dc.subjectBanking education-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Título: dc.titleEnsino remoto e as evidências de uma educação bancária-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.