As políticas de avaliação do livro didático na era vargas: a comissão nacional do livro didático

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSoares, Flávia-
Autor(es): dc.creatorRocha, José Lourenço da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773894-
Descrição: dc.description32p. ISSN: 2176-1744.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo fazer algumas considerações sobre o processo de avaliação de livros didáticos, desenvolvido pela Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD), criada por Getúlio Vargas em dezembro de 1938, na gestão de Gustavo Capanema como Ministro da Educação e Saúde. A partir dos dados disponíveis no arquivo pessoal de Gustavo Capanema, localizado na FGV/CPDOC,pretende-se fazer um breve estudo sobre essa Comissão, em seus primeiros anos de funcionamento, recuperando dados importantes sobre os seus membros, sobre os critérios usados na análise dos livros didáticos e suas demais atividades, tentando confrontar com as características do Programa Nacional do Livro Didático atualmente em vigor.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionThis paper intends to make some considerations about the process of textbooks assessment, developed by Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) [Textbook National Commission], created by Getúlio Vargas on December 1938, during the management of Gustavo Capanema as a Minister for Education and Health. Based on the documents of the personal files of Capanema located at FGV-RJ/CPDOC, we would like to write a brief essay about the Commission trying to highlight important information about the members of CNLD, considering also the criteria in which the assessment of the textbooks were based. Besides, the other activities related to the first years of CNLD´s work. At the same time our aim is to compare these information with the Programa Nacional do Livro Didático [Textbook National Program] is being adopted nowadays.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-
Relação: dc.relationZetetiké. Revista Semestral do Cempem (Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática). Faculdade de Educação – Campinas, SP. Universidade Estadual de Campinas. v. 13, n. 24, jul/dez - 2005. ISSN: 2176-1744.-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Mathematics Education-
Palavras-chave: dc.subjectPublic politics-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Título: dc.titleAs políticas de avaliação do livro didático na era vargas: a comissão nacional do livro didático-
Título: dc.titleThe politics of textbook assessment in the vargas age: the textbook national commission-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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