Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Larissa Dahmer | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Larissa Dahmer | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Kátia Regina de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ney Luiz Teixeira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Francine Helfreich Coutinho dos | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Aline Teles Veloso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:36:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:36:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10949 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773886 | - |
Descrição: dc.description | O estudo ora apresentado objetiva analisar a política de educação superior brasileira nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014). Nossa discussão pauta-se na questão do desenvolvimento combinado e desigual do modo de produção capitalista, a fim de mostrar como esse processo se expressou nos países centrais e periféricos. Em seguida, centramos os estudos no Brasil, um país capitalista dependente, a fim de compreender os reflexos de sua formação nos sistemas educacionais brasileiros. Partimos da análise de como essa inserção subordinada do país no circuito internacional vai direcionar o tipo de trabalho e educação a ser estabelecido no país. A partir desse debate, adentramos no período pós-1970, momento em que se espraia mundialmente a crise do capital e demonstramos as estratégias burguesas – reestruturação produtiva, neoliberalismo, mundialização e financerização da economia - para recuperar a taxa de lucratividade do capital. No cenário brasileiro, identificamos que a expressão máxima desse processo ocorreu a partir da contrarreforma do Estado, que consequentemente vai direcionar a contrarreforma da educação superior em curso. Destacamos legislações centrais que revelam essa contrarreforma no nível superior. Fomentamos o debate a partir de literaturas disponíveis acerca da temática estudada. Problematizamos eixos centrais à luz do referencial teórico marxista a fim de apontarmos a tendência que a educação superior no Brasil terá futuramente. Assim, compreendemos que o trabalho ora apresentado nos proporciona uma rica reflexão acerca da política de educação superior brasileira. | - |
Descrição: dc.description | The presented study aims at analyzing brazilian higher education during the governments Fernando Henrique Cardoso, (1995-2002), Luis Inacio Lula da Silva (2003-2010) and Dilma Rousseff (2011-2014). Our discussion is guided by the issue of .the unequal and combined development of the capitalist method of production, in order to show how this process has manifested itself in central and peripheral countries. Then, we focus the studies in Brazil, a capitalist dependent country, in order to understand the impact of its development in brazilian educational systems. We start from the analysis of how this subordinated insertion of the country into the international circuit will guide the kind of work and education to be established in the country. Starting from this debate, we move into the period after 1970, when the capital crisis spreads out worldwide, we demonstrate the bourgeois strategies – productive restructuring, neoliberalism, globalization and financialisation of the economy - to recover the profitability rate of the capital. In Brazilian stage, we identify that the maxim expression of this process occurred after the State’s counter reform, which will consequently guide the counter reform of ongoing higher education. We stress central legislations which reveal this reform on higher level. We foster the debate from available literatures concerning the studied thematic. We problematize central axis in view of the marxist theoretical framework in order to point out the tendency which higher education in Brazil will have in the future. In this manner, we understand that the presented work provides us with a deep reflection concerning brazilian higher education policy | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social e desenvolvimento regional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work | - |
Palavras-chave: dc.subject | State | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | A Contrarreforma do ensino superior brasileiro nos governos FHC, LULA e Dilma | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: