Utilização de ferramentas da qualidade para avaliação dos serviços oferecidos à comunidade da Rocinha durante a pandemia de Covid-19

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Autor(es): dc.contributorMello, Luiz Carlos Brasil de Brito-
Autor(es): dc.contributorBergiante, Níssia Carvalho Rosa-
Autor(es): dc.contributorHecksher, Suzana Dantas-
Autor(es): dc.contributorMello, Luiz Carlos Brasil de Brito-
Autor(es): dc.contributorBergiante, Níssia Carvalho Rosa-
Autor(es): dc.contributorHecksher, Suzana Dantas-
Autor(es): dc.creatorErvilha, Gabriela Príncipe Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24697-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773882-
Descrição: dc.descriptionAs condições precárias na prestação de serviços básicos na Rocinha, há muito tempo presentes na realidade da comunidade, expuseram os moradores a uma maior vulnerabilidade frente a crise sanitária do COVID-19. Sendo assim, o aprimoramento de serviços como – coleta regular de lixo, distribuição de luz, abastecimento de água, entre outros - e o entendimento das circunstâncias que limitam a prestação dos mesmos no bairro, tornaram-se ainda mais urgentes. Dito isso, esta pesquisa é um estudo de caso sobre os serviços básicos prestados à comunidade da Rocinha durante a pandemia de COVID-19. Com o intuito de medir a qualidade desses serviços e elaborar propostas de melhoria para os priorizados, foram feitas entrevistas com 4 coordenadores de Organizações Não Governamentais – ONGs da comunidade, para entender o perfil da população e o contexto pandêmico na Rocinha. Em seguida, foi aplicado um questionário para estabelecer o perfil socioeconômico dos 45 moradores da comunidade participantes e também, suas avaliações dos 9 principais serviços selecionados pelos líderes comunitários. Levando em consideração o resultado desta etapa, através de uma segunda rodada de debates com os coordenadores supracitados, os serviços foram avaliados com o uso de algumas ferramentas de qualidade. Eles foram graduados conforme a matriz GUTFI e com o auxílio do diagrama de Ishikawa, foram elencadas as principais causas para os 4 serviços considerados mais críticos. Após a seleção das causas cujos efeitos de mitigação seriam mais relevantes para a população estudada, foram confeccionadas 3 propostas de melhoria para aprimorar os serviços de divulgação de informações sobre a doença e a vacinação, tratamento de água e esgoto e atendimento nas unidades básicas de saúde. E as propostas de melhoria elaboradas foram: a criação de um plano de comunicação, a retomada do Plano Comunidade Cidade e a criação de procedimento de atendimento padrão nas unidades de saúde.-
Descrição: dc.descriptionThe precarious conditions of basic services provision in Rocinha, which have long been present in the reality of the community, have exposed its residents to a greater vulnerability in the face of the COVID-19 health crisis. Therefore, the improvement of services such as – regular garbage collection, distribution of light, water supply, among others - and the understanding of the circumstances that limit their provision in the neighborhood, have become even more urgent. Having that said, this research is a case study focused on the basic services provided to the Rocinha community during the COVID-19 pandemic. In order to measure the quality of these services and to elaborate improvement proposals for the prioritized ones, interviews were carried out with 4 coordinators of Non-Governmental Organizations - NGOs in the community, to understand the profile of the population and the pandemic context in Rocinha. Then, a questionnaire was applied to establish the socioeconomic profile of the 45 residents of the community that participated and also their evaluations of the 9 main services selected by the community leaders. Taking into account the result of this stage, through a second round of debates with the aforementioned coordinators, the services were evaluated using some quality tools. They were graded according to the GUTFI matrix and with the help of the Ishikawa diagram, the main causes for the 4 services considered most critical were listed. After selecting the causes whose mitigating effects would be more relevant for the population studied, 3 improvement proposals were made to upgrade the following services: disseminating information about the disease and vaccination, water and sewage treatment and care in basic health units. And the improvement proposals made were: the creation of a communication plan, the resumption of the City Community Plan and the creation of a standard care procedure in the health units.-
Descrição: dc.description94 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas da Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectServiços-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Palavras-chave: dc.subjectRocinha (Rio de Janeiro, RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPrestação de serviços-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de serviço-
Palavras-chave: dc.subjectCoronavírus-
Palavras-chave: dc.subjectQuality Tools-
Palavras-chave: dc.subjectServices-
Palavras-chave: dc.subjectCommunities-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Título: dc.titleUtilização de ferramentas da qualidade para avaliação dos serviços oferecidos à comunidade da Rocinha durante a pandemia de Covid-19-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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