A magia do espaço cênico em El Mágico Prodigioso, de Pedro Calderón de la Barca

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeres, Lygia Rodrigues Vianna-
Autor(es): dc.contributorCPF:37568956922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798428J7-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Ana Beatriz Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorCPF:10980757522-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0888661145670871-
Autor(es): dc.contributorGelado, Gladys Viviana-
Autor(es): dc.contributorCPF:11009643222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0429008326338754-
Autor(es): dc.creatorSchwarz, Danielle Velloso Lemos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17515-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773872-
Descrição: dc.descriptionLa presente investigación propone un estudio del espacio escénico a partir del análisis de las didascalias de la obra El mágico prodigioso, de Pedro Calderón de la Barca, para mostrar los recursos disponibles en este teatro del siglo XVII. A través de la puesta en relieve del personaje Demonio, como responsable en la conducción de la acción dramática tanto en el aspecto teológico cuanto teatral, se evidencian los signos espaciales de algunas situaciones . Éstas señalan los cambios mágicos ejecutados por el diabólico personaje, formalizando la coexistencia de la filosofia cristiana, escolástica y de la filosofía pagana, renacentista neoplatónica en esta comedia. La semiótica de Eco y Ubersfeld ; los estudios herméticos de Yates; la visión histórica de Maravall, Garin y D Ors agregados a los estudios de Pavis y Aurora Egido sobre escenografía, dan el apoyo teórico a la investigación. Informaciones recientes sobre la puesta en escena de la pieza en España demuestran la actualidad de su texto, cuya temática está centrada en exponer la importancia del ejercicio del libre albedrío-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa propõe um estudo do espaço cênico a partir da análise das didascálias da obra El mágico prodigioso, de Pedro Calderón de la Barca, para mostrar os recursos disponíveis neste teatro do século XVII. Através do destaque do personagem Demônio, enquanto responsável pela condução da ação dramática, tanto no aspecto teológico quanto teatral, são evidenciados os signos espaciais de algumas situações . Estas indicam as mudanças mágicas efetuadas pelo diabólico personagem, formalizando a coexistência da filosofia cristã, escolástica e da filosofia pagã, renascentista neoplatônica nesta comédia. A semiótica de Eco e Ubersfeld, os estudos herméticos de Yates , a visão histórica de Maravall , Garin e D Ors somados aos estudos de Pavis e Aurora Egido sobre cenografia, dão o apoio teórico à pesquisa. Informações recentes sobre a montagem da peça na Espanha demonstram a atualidade de seu texto, cuja temática está centrada em expor a importância do exercício do livre arbítrio-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatimage/jpeg-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCalderón de la Barca, Pedro, 1600-1681-
Palavras-chave: dc.subjectEl magico prodigioso-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro espanhol-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectMagia-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço cênico-
Palavras-chave: dc.subjectEspacio escénico-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA magia do espaço cênico em El Mágico Prodigioso, de Pedro Calderón de la Barca-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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