A literatura de cordel no Ensino Fundamental I: Uma proposta para a formação de leitores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Rodrigo Corrêa Martins-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Maria Onete Lopes-
Autor(es): dc.contributorRocha, Maína Bertagna-
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lidia-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Edilania de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6968-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773828-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho refere-se a pesquisa bibliográfica e o relato de experiência realizada junto a turma de quarto ano do ensino fundamental I em uma escola municipal de Angra dos Reis. Através das discussões e reflexões no âmbito acadêmico, acerca do ensino de literatura, buscou-se analisar alternativas para incentivar a formação de leitores no ensino fundamental I. Mediante as investigações proferidas do trabalho, atestou-se as lacunas existentes na formação dos alunos no tocante ao devido acesso a literatura e as práticas pedagógicas que lhes assegurassem uma formação como leitores. Por tal razão, procurou-se apresentar a importância da Literatura de Cordel, trazendo algo novo ao mesmo tempo resgatando nos alunos a paixão pela leitura. A partir das abordagens o estudo se mostrou muito fecundo, sinalizando que as perspectivas foram boas no sentido da melhoria da formação dos alunos leitores. Ao adotar práticas condicentes ao público alvo e sua realidade de vida, desvelou-se um ambiente positivo e agradável onde os alunos conseguiram chegar ao encontro da leitura por um caminho prazeroso-
Descrição: dc.descriptionThe present work refers to the bibliographic research and the report of experience carried out with the fourth grade class of elementary school I in a municipal school in Angra dos Reis. Through the discussions and reflections in the academic field, about the teaching of literature, we sought to analyze alternatives to encourage the formation of readers in elementary school I. Through the investigations made from the work, it was attested the gaps in the training of students regarding due access to literature and pedagogical practices that ensured them training as readers. For this reason, we tried to present the importance of the Cordel Literature, bringing something new while at the same time rescuing the students the passion for reading. From the approaches the study was very fruitful, signaling that the perspectives were good in the sense of improving the training of the students readers. By adopting practices consistent with the target audience and their reality of life, a positive and pleasant environment was unveiled where the students managed to reach the meeting of reading by a pleasant way-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura de cordel-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental I-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectCordel literature-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school I-
Palavras-chave: dc.subjectTraining of readers-
Título: dc.titleA literatura de cordel no Ensino Fundamental I: Uma proposta para a formação de leitores-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.