Estratégias de internacionalização de negócios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorCPF:36601454320-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:20055676522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Carlos Augusto Caldas de-
Autor(es): dc.contributorCPF:15669084772-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750971Y4-
Autor(es): dc.creatorAndré Neto, Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-01-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21246-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773826-
Descrição: dc.descriptionThis work results from the analysis of historical data obtained from different sources and the froin the observation that, in spite ofthe fact that Brazil had established an historical record of exports during 2003, the great majority ofthe Brazihan exporting companies do not consider the intemational commerce as a strategic goal, but a marginal operation, used to fulfill the lack of demand of the Brazjlian domestic market. This altitude rarely creates commercial ties and in most of the cases, it results in a downgrade in the image and consequently in the price of the goods, because importers seeks for quality, on time delivery and continuous sourcing. The proposition of this work is to list different strategies to internationalize the business and its step-by-step process, so that companies may use them in different stages of its efforts to develop business abroad. These strategies may help to consolidate the presence of the company as an exporter as well as its establishment as a local player in the target markets. The strategies are described in a sequence, starting from the simplest to the most sophisticated, trying to create a natural path of exposition and leaming. To support the strategies, there is a section describing the major risks and a checklist to elaborate an International Business Plan, a ver) important step to develop a long term altitude fowards the international business.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho partiu da avaliação de dados históricos obtidos em diversas fontes e da constatação de que, apesar de o Brasil ter quebrado um recorde histórico de exportações no ano de 2003, a grande maioria das empresas exportadoras não tem no comércio internacional um objetivo estratégico para seus negócios, e sim uma operação marginal, sujeita às flutuações do mercado doméstico. A exportação sem foco estratégico não cria vínculos comerciais e resulta em pouca credibilidade, que se traduz na obtenção de preços mais baixos do que os obtidos pelos fornecedores regulares que asseguram qualidade, pontualidade e fornecimento contínuo. Este trabalho busca trazer como contribuição um descritivo sobre as principais estratégias de internacionalização de negócios e seu passo-a-passo, que podem ser adotadas por empresas em diferentes estágios, no seu esforço de conquistar clientes no exterior e consolidar sua posição nos diferentes mercados, seja como exportador, seja estabelecendo bases permanentes nos países-alvo. As estratégias são descritas em uma seqüência, desde as mais simples às mais sofisticadas, procurando criar um caminho natural de exposição e aprendizado. São também abordados os principais riscos que envolvem o comércio internacional e, ao final do trabalho, é proposto um roteiro para a elaboração de um Plano de Negócios Internacionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectlnternacionalização-
Palavras-chave: dc.subjectexportação-
Palavras-chave: dc.subjectestratégias-
Palavras-chave: dc.subjectInternationalization-
Palavras-chave: dc.subjectexport-
Palavras-chave: dc.subjectstrategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleEstratégias de internacionalização de negócios-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.