Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moura, Roberto Marchon Lemos de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:27252272753 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787883U7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:33367598922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5456423540789233 | - |
Autor(es): dc.contributor | Guran, Milton | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12791911715 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Silvana Louzada da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:36:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:36:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17430 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773804 | - |
Descrição: dc.description | The photojournalism is responsible for one of the major changes in the press since its emergence. As a result of the introduction and incorporation of the moving image into people s daily life, thanks to the movies, for the first time image and news became blended, forming a new language, the photojournalism. In this experience will be settled all future relations between ima ge and news, especially in the television. Since its emergence, in Germany during the Weimar Republic, this new language has promoted a unique transformation in means of communication and finds its privileged space in illustrated magazines. In Brazil, the photojournalism arrived through the pages of the illustrated magazine O Cruzeiro that remained the absolute leader in the market until the end of the 50 s when Manchete starts to gain space, without ever reaching the success its competitor had in the past. This work compares the editorial line and the photojournalism published in these two illustrated magazines during the government of Juscelino Kubitschek and of João Goulart. It is in this short period that social, economical and political changes that were taking shape since the end of the Old Republic emerge and it can be discerned a real possibility of transformation through the two models of capitalism that come one after another in the government. The following questions are posed: What image of the nation these two magazines try to build? What profile of the Brazilian they portrait? What interests are at stake at that moment and to what point these magazines can appropriate the journalistic discourse to convey their version in the consolidation of a national identity? And who is the author of those photographs? With what instruments he/she works with? And which was his/her relationship with these means? | - |
Descrição: dc.description | O fotojornalismo é responsável por uma das maiores transformações na imprensa desde seu surgimento. Resultado, graças ao cinema, da introdução e incorporação da imagem em movimento no cotidiano das pessoas, pela primeira vez imagem e notícia se amalgamam, formando uma linguagem nova, o fotojornalismo. Nesta exper iência vão estar assentadas todas as futuras relações da imagem com a notícia, em especial a televisão. Desde o seu surgimento esta nova linguagem vai promover uma inusitada transformação nos meios de comunicação e encontrar seu espaço privilegiado nas revistas ilustradas. No Brasil o fotojornalismo chega pelas páginas da revista ilustrada O Cruzeiro que se mantém líder absoluta no mercado até o final da década de 1950, quando Manchete começa a ganhar espaço, sem entretanto alcançar jamais o sucesso que a concorrente tivera no passado. Este trabalho se debruça sobre estas duas revistas ilustradas comparando sua linha editorial e o fotojornalismo nelas publicados durante os governos Juscelino Kubitschek e João Goulart. É neste curto período que afloram as mudanças sociais, econômicas e políticas que vinham tomando corpo desde o fim da república velha e se vislumbra a real possibilidade de transformação, através dos dois modelos de capitalismo que se sucedem no governo. Qual imagem de nação estas revistas buscam construir? Qual é a figura do brasileiro que elas retratam? Que interesses estão em jogo neste momento e até que ponto estas revistas podem se apropriar do discurso fotojornalístico para veicular a sua versão na consolidação da identidade nacional? E quem é o autor destas fotografias, com que instrumentos exerce sua função e qual era a relação dele com estes meios? | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotojornalismo - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Fotojornalismo em revista: o fotojornalismo em O Cruzeiro e Manchete durante os governos Juscelino Kubitschek e João Goulart | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: