Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Helen Pereira-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Helen Pereira-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Larissa da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21867-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773792-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa em Ciências Sociais e Educação busca analisar os reflexos do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas relações do cotidiano escolar. Amparada pelo conceito de ciberespaço, cibercultura e processos de socialização, é apoiada em um conjunto de autores interlocutores que auxiliam na compreensão que se pode ter dos alunos com a tecnologia e a escola. Dessa maneira, investiga como o alunado do Ciep 449 Leonel de Moura Brizola - Brasil-França situado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, se relaciona com o acesso e o ambiente escolar. A coleta de dados foi realizada através de observação participante, aplicação de questionário semiaberto e elaboração de um grupo focal a fim de obter resultados quantitativa e qualitativamente das propostas de investigação metodológica,visando refletir em como podemos acompanhar as novas demandas geradas por essa multiplicidade de fatores que cercam a construção de subjetividade dos estudantes e como podemos pensar a prática pedagógica nos dias atuais, prática essa submetida a velocidade da metamorfose das relações viabilizadas pelas TIC-
Descrição: dc.descriptionThe present research in Social Sciences and Education seeks to analyze the reflexes of the use of the information and communication technologies (ICT) in the relations of the daily school. Supported by the notion of cyberspace, cyberculture and socialization processes, it is supported by a set of interlocutors who help to understand the relation of students with technology and school. In this way, it investigates how students from Ciep 449 Leonel de Moura Brizola - Brazil-France located in the city of Niterói, Rio de Janeiro, relate to access and the school environment. Data collection was performed through participant observation, application of a semi-open questionnaire and elaboration of a focus group in order to obtain quantitative and qualitative results of the research proposals, aiming to reflect on how we can follow the new demands generated by this multiplicity of factors. They surround the construction of students' subjectivity and how we can think about pedagogical practice today, a practice that is subjected to the speed of metamorphosis of relations made possible by ICT-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de socialização-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia na educação-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectCiberespaço-
Palavras-chave: dc.subjectICT-
Palavras-chave: dc.subjectSchool daily-
Palavras-chave: dc.subjectSocialization processes-
Palavras-chave: dc.subjectSubjectivity-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomy-
Título: dc.titleCiberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.