A licenciatura de matemática da UFF: cultura, organização e imaginário

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduína Edite Mont'alverne Braun-
Autor(es): dc.contributorCPF:03684865320-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4787230J0-
Autor(es): dc.contributorLinhares, Célia Frazão Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:33901384715-
Autor(es): dc.contributorThomaz, Suely-
Autor(es): dc.contributorCPF:63780062122-
Autor(es): dc.creatorMoura, Jacyana Guaraná Macêdo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18663-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773779-
Descrição: dc.descriptionThis research searched to understand the proposal of formation of professors of the Course of Mathematics of the Of the state of Rio de Janeiro Federal University, its ideário, culture and the influence that exerts on the pupil-professors, in its practical daily, and to explicitar as the process of professional development is marked by the lived experiences, for the pupils, in the space - time of the initial formation. The instituted one in its relation with the instituinte. The research was of qualitative base, in Comprehensive a Fenomenológica perspective, and of the theoretical point of view, the questions had been observed, guided for the theory of the complexity, opting themselves thus to the Sócioantropologia as alone paradigmático, taking as reference the Paradigm of the Complexity of Edgar Culturanálise and, Morin's Sociology Daily of Michel Maffesoli of groups of Paula Carvalho. As for the methodology, it was opted to the narratives of histories of lives, that I eat phenomenon and method, has a central paper in the personal and professional development (Keys, 1999, p.122). The work with narratives, restores a paradigmática change, in which magical mitológico the symbolic thought//, gains value and direction, evidencing the crisis of the classic paradigm of simplification, substituting it for the paradigm of the sociocultural complexity. To tell its experiences to them lived during the formation, these individuals they construct and they communicate meanings and plural alternatives of significação and particular ways of being, thinking and to act on the formation and the profession of professor. In the practical one of the research, we look for in guiding them for a investigativo look, in the direction to catch and to apprehend the noológica dimension, that is, of the unfamiliarity of the knowledge, the manifestations of the latent, asleep culture, beyond (...) provoking the look of the professors for things and situations that, they, passed unobserved, such as some of its values and commitments (...) . (Keys, 1999, P. 129)-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa buscou compreender a proposta de formação de professores do Curso de Matemática da Universidade Federal Fluminense, seu ideário, cultura e a influência que exerce sobre os alunos-professores, em suas práticas cotidianas, e explicitar como o processo de desenvolvimento profissional é marcado pelas experiências vividas, pelos alunos, no espaço tempo da formação inicial. O instituído na sua relação com o instituinte. A pesquisa foi de base qualitativa, numa perspectiva Fenomenológica Compreensiva, e do ponto de vista teórico, as questões foram observadas, orientadas pela teoria da complexidade, optando-se assim pela Sócioantropologia como solo paradigmático, tomando como referência o Paradigma da Complexidade de Edgar Morin, a Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli e a Culturanálise de grupos de Paula Carvalho. No que se refere à metodologia , optou-se pelas narrativas de histórias de vidas, que como fenômeno e método, tem um papel central no desenvolvimento pessoal e profissional (Chaves, 1999, p.122). O trabalho com narrativas, instaura uma mudança paradigmática, na qual o pensamento simbólico/mitológico/mágico, ganha valor e sentido, evidenciando a crise do paradigma clássico de simplificação, substituindo-o pelo paradigma da complexidade sociocultural. As narrarem suas experiências vividas durante a formação, estes indivíduos constroem e comunicam significados e alternativas plurais de significação e modos particulares de ser, pensar e agir sobre a formação e a profissão de professor. Na prática da pesquisa, procuramos nos orientar por um olhar investigativo, no sentido de captar e apreender a dimensão noológica, isto é, do desconhecimento do conhecimento, as manifestações da cultura latente, adormecida, além de (...) provocar o olhar dos professores para coisas e situações que, para eles, passavam despercebidas, tais como alguns de seus valores e compromissos (...) . (Chaves, 1999, p. 129)-
Formato: dc.formatapplication/zip-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos instituintes-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA licenciatura de matemática da UFF: cultura, organização e imaginário-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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