Alimentação equilibrada: o ensino das funções orgânicas utilizando abordagem CTSA para uma aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedrosa, Leandro Ferreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6312095183111050-
Autor(es): dc.contributorRufino, Alessandra Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4185159298094258-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Monique Kort-Kamp-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2575421973556982-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/9063840808233376-
Autor(es): dc.creatorSilva, Patrícia Martins da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27749-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773741-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação de mestrado apresenta os resultados da aplicação do produto educacional sobre o reconhecimento das funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas utilizando a abordagem CTSA com foco na aprendizagem significativa, elaborado pela autora, aluna do Mestrado Profissional em Química pela Universidade Federal Fluminense da turma 2020. A abordagem CTSA foi escolhida para tratar o tema funções orgânicas porque utiliza as situações do cotidiano de nossos alunos, contextualizando e aproximando os conhecimentos acumulados ao longo de sua vida com os conhecimentos científicos, de forma que possam interagir ativamente com o meio social em que vivem. O produto foi aplicado em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual no município de Barra Mansa, durante dez aulas ao longo do segundo bimestre do ano letivo de 2022. Foram utilizados diversos recursos didáticos de baixo custo, como apresentação em PowerPoint, encartes de supermercados, textos e jogos, todos com o objetivo de aproximar o conhecimento científico com a realidade de cada aluno. Os resultados indicam que a metodologia utilizada com base na ideologia CTSA tiveram bons resultados, com alunos mais participativos nas aulas, utilizando diversas habilidades na construção do conhecimento, conhecimentos esses que extrapolam as paredes da sala de aula e vão ser utilizados no seu cotidiano, cumprindo o papel da educação que é proporcionar conhecimento científico aliado à formação crítica do cidadão-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionThis master’s thesis presents the results of the application of the educational product on Organic Functions using the CTSA approach, prepared by the author, student of the Professional Master's Degree in Chemistry from the Fluminense Federal University of the 2020 class. The CTSA approach was chosen to address the theme Organic Functions because it uses the everyday situations of our students, contextualizing and bringing together the knowledge accumulated through their lives with scientific knowledge, so that they can actively interact with the social environment in which they live.The project was applied in two classes of the 3rd year of high school at a state school in the municipality of Barra Mansa. During twelve classes during the second quarter of the 2022 academic year, various teaching resources were used, such as PowerPoint, animations, supermarket inserts, texts and games, all with the aim of bringing scientific knowledge closer to the reality of each student. The results indicate that the methodology used based on the CTSA ideology had good results, with greater students participation in the classes, using different skills in the construction of knowledge, knowledge that goes beyond the walls of the classroom and will be used in their daily lives, fulfilling the role of education that is provide scientific knowledge allied with the critical formation of the citizen-
Descrição: dc.description159 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFunções orgânicas-
Palavras-chave: dc.subjectCTSA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação-
Palavras-chave: dc.subjectAlimento-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic functions-
Palavras-chave: dc.subjectCTSA-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectContextualization-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Título: dc.titleAlimentação equilibrada: o ensino das funções orgânicas utilizando abordagem CTSA para uma aprendizagem significativa-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.