Música "marginal" na composição de Odair José: um estudo baseado na análise do discurso no contexto social da década de 1970

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValpassos, Carlos Abraão Moura-
Autor(es): dc.contributorCoutinho, George Gomes-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcus Cardoso da-
Autor(es): dc.contributorMota, Virginia de Souza-
Autor(es): dc.creatorRed, Alexandre Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21389-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773737-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho desenvolve uma análise enunciativa da música “Vou tirar você desse lugar” relacionando-a ao contexto socio-histórico, procurando observar como os valores enunciativos denunciavam as experiências sociais de uma época. A referida composição é do intérprete Odair José, música classificada como“cafona”, composta na década de 1970, período em que a ditadura brasileira exerceu forte controle e censura na área cultural, quando estava vigorando o repressivo AI-5 - Ato Institucional Nº5, principalmente nas canções que apresentavam teor político ou feriam a moral e os “bons costumes”. Odair José fazia uma verdadeira crítica à moral da sociedade brasileira a partir de suas composições. Temas como amor, sexualidade, religião, drogas e prostituição constituíam parte do seu repertório. Período em que é possível identificar o cotidiano e ainda certos valores e preocupações de uma época em que escutar ou fazer música “cafona” era sinônimo de pertencer a uma classe social marginalizada-
Descrição: dc.descriptionThe present work develops an enunciative analysis of the song “Vou tirar você desse lugar”, relating it to the socio-historical context, trying to observe how the enunciative values denounced the social experiences of an era. This composition is by the interpreter Odair José, music classified as “cafona”,composed in the 1970s, a period in which the Brazilian dictatorship exercised strong control and censorship in the cultural area, when the repressive AI-5 -Institutional Act Nº5 was in force, especially in songs that presented political content or hurt the morals and the “good customs”. Odair Josécriticized the morality of Brazilian society based on his compositions. Themessuch as love, sexuality, religion, drugs and prostitution were part of hisrepertoire. Period in which it is possible to identify everyday life and also certain values and concerns of a time when listening to or making “cafona”music was synonymous with belonging to a marginalized social class-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMemória musical-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica cafona-
Palavras-chave: dc.subjectOdair José-
Palavras-chave: dc.subjectContexto social-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectOdair José-
Palavras-chave: dc.subjectMusical memory-
Palavras-chave: dc.subjectCafona's music-
Palavras-chave: dc.subjectOdair José-
Palavras-chave: dc.subjectsocial context-
Título: dc.titleMúsica "marginal" na composição de Odair José: um estudo baseado na análise do discurso no contexto social da década de 1970-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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