Ecos do ethos: um golpe na imagem pública de Dilma Rousseff em Veja on line

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonnerat, Rosane Santos Mauro-
Autor(es): dc.contributorValente, André Crim-
Autor(es): dc.contributorPauliukonis, Maria Aparecida Lino-
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Patrícia Ferreira Neves-
Autor(es): dc.creatorSousa, Gisella Meneguelli de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3741-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773727-
Descrição: dc.descriptionCom o aporte teórico da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, analisamos a adjetivação como estratégia discursiva para a criação de imagens para a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, pela revista Veja (online). Nossa análise se desenvolve em dois marcos situacionais: o período que antecede a eleição presidencial de 2014 e o período posterior a esse evento político. O estudo dos adjetivos no corpus desta pesquisa mostra como as escolhas lexicais podem ser usadas ideologicamente, quando extraídas do sentido de língua e submetidas ao sentido de discurso, pelos veículos de comunicação na criação de imagens estereotipadas. Ao construir uma imagem sobre o sujeito objeto de seu discurso, Veja cria para si, também, uma imagem de enunciador, a qual buscamos revelar durante esta investigação-
Descrição: dc.descriptionWith the theoretical basis of the theory semiolinguistics of discourse analysis, we analyze the adjective as a discursive strategy for creating images to the president of Brazil, Dilma Rousseff, by magazine Veja (online). Our analysis is developed on two situational landmarks: the period before the presidential election of 2014 and the period subsequent to this political event. The study of adjectives in the corpus of this research shows how lexical choices can be used ideologically, when extracted from the sense of language and subject to the direction of discourse by the media in the creating stereotypical images. When building an image of the subject object of its discourse, Veja creates for itself also a image of enunciador, which we seek to reveal during this investigation-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectEthos-
Palavras-chave: dc.subjectAdjetivação-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipo-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectVeja (Revista)-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipo-
Palavras-chave: dc.subjectRousseff, Dilma, 1947--
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguistics-
Palavras-chave: dc.subjectEthos-
Palavras-chave: dc.subjectAdjective-
Palavras-chave: dc.subjectStereotype-
Título: dc.titleEcos do ethos: um golpe na imagem pública de Dilma Rousseff em Veja on line-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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