Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rafael Ferreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Joana Guilares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Caue Torres de Oliveira Guedes | - |
Autor(es): dc.creator | Inácio, Stephani Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:36:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:36:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32464 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773720 | - |
Descrição: dc.description | É notória na atualidade a dificuldade de ensinar Ciência: tornou-se algo abstrato e sem aplicabilidade para o cotidiano dos estudantes, quando estes têm contato com a disciplina. Estudos mostram que os meios como são fornecidos ou a forma como são organizados os conteúdos programáticos podem gerar a falta de entendimento desses alunos e com isso, observa-se uma crescente dificuldade no ensino de Ciências, uma vez que os alunos que têm contato com a disciplina tendem a enxergá-la como abstrata e sem aplicabilidade. Partindo desse ponto, foi desenvolvido um projeto com o foco na contextualização do ensino de química para estudantes do último ano do ensino médio que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visando tornar o ensino mais atrativo e significativo para nosso público-alvo. Utilizando como base teórica o modelo topológico de ensino e a teoria mediadora, elaboramos materiais didáticos para serem utilizados em oficinas didáticas que consistem numa ferramenta de ensino cujo objetivo é interligar a teoria e a prática, permitindo que os alunos consolidem o conteúdo estudado em sala de aula. | - |
Descrição: dc.description | Nowadays, the difficulty of teaching Science is notorious: it has become something abstract and without applicability to students' daily lives, when they have contact with the discipline. Studies show that the means in which the syllabus is provided or the way in which the syllabus is organized can generate a lack of understanding among these students and, as a result, there is an increasing difficulty in teaching Science, since students who have contact with the discipline tend to see it as abstract and without applicability. Starting from this point, a project was developed with a focus on contextualizing chemistry teaching for students in their final year of high school who intend to take the National High School Examination (ENEM), aiming to make teaching more attractive and meaningful for our audience- target. Using the topological teaching model and mediating theory as a theoretical basis, we developed teaching materials to be used in teaching workshops that consist of a teaching tool whose objective is to interconnect theory and practice, allowing students to consolidate the content studied in the classroom. classroom | - |
Descrição: dc.description | 49 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pigmento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ilustração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching workshop | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Título: dc.title | Pincelando com pigmentos naturais: uma oficina didática para o ensino de química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: