Cinema: ferramenta didático-explicativa ou arte? o cineclube como uma ferramenta de representação artística no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Joana D’Arc Fernandes-
Autor(es): dc.contributorTunes, Elizabeth-
Autor(es): dc.creatorCosta, Anna Cecília Prestes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21850-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773709-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa busca estudar, compreender e analisar o cinema, como obra de arte, e identificar seu potencial para ajudar os alunos na compreensão de conteúdos da disciplina de sociologia, além de investigar as possibilidades de o cineclube ser uma alternativa para a presença do cinema na escola. As três questões centrais são: Em que medida o cinema se configura como uma ferramenta de representação artística para além da explicação de conteúdos sociológicos? Até que ponto o cineclube constitui uma resposta pedagógica para superar o uso do filme como um exemplo conceitual? Que outros significados tem o EnCineClube? A pesquisa de campo é de cunho qualitativo com aplicação de questionário e foi realizada em um cineclube de uma escola técnica de Nova Iguaçu (RJ). O trabalho dialoga com autores que estudam o cinema e a educação: Bergala, Fresquet, Migliorin e Duarte. Também tem por base ideias de pensadores dos campos da sociologia, da filosofia e da psicologia: Benjamin, Morin e Vigotski. De modo preliminar, a pesquisa permite afirmar que a presença do cinema na escola se faz necessária por despertar grande interesse dos alunos e ajudar a dinamizar o ensino. Defende-se que o cinema precisa se fazer presente na escola, mas como uma representação artística, pois desse modo tem forte potencial para ampliação do horizonte cultural dos alunos e da reflexão crítica diante da realidade-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to study, understand and analyze cinema as a work of art, and identify its potential to help students understand the contents of sociology in high school, and investigate the possibilities of the film club being an alternative for the presence of cinema in school. The three central questions are: To what extent is cinema configured as a tool for artistic representation beyond the explanation of sociological contents? To what extent is the film club a pedagogical response to overcoming the use of film as a conceptual example? What other meanings does EnCineClube have? The field research is of a qualitative nature and the application of a questionnaire was conducted in a film club of a technical school in Nova Iguaçu (RJ). The work dialogues with authors who study cinema and education: Bergala, Fresquet, Migliorin and Duarte. It is also based on ideas from thinkers in the fields of sociology, philosophy and psychology: Benjamin, Morin and Vigotski. In a preliminary way, the research allows to affirm that the presence of cinema in school is necessary because it arouses great interest of the students and helps to dynamize the teaching. It is argued that cinema needs to be present at school, but as an artistic representation, as it has strong potential for broadening the students cultural horizon and critical reflection in the face of reality-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCineclube-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectCineclube-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectFilm club-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching sociology-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Título: dc.titleCinema: ferramenta didático-explicativa ou arte? o cineclube como uma ferramenta de representação artística no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.