Internacionalização da formação do corpo docente da pós-graduação em ciências econômicas no Brasil: circulação e dinâmicas de consagração

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Cristiano Fonseca-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Thaiane Moreira de-
Autor(es): dc.contributorMartins, Thais Joi-
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque, Sofia Oliveira Firmo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12416-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773701-
Descrição: dc.descriptionA análise da avaliação científica é pautada em critérios objetivos que descrevem aquilo que os avaliadores desejam para o futuro das suas respectivas áreas. A partir de uma perspectiva diferente, propomos um olhar sociológico para avaliação da ciência econômica a partir das redes que os docentes dos programas de pós-graduação em ciências econômicas criam quando vão para o exterior concluir as suas próprias pós-graduações. Nesta pesquisa desenvolvemos um enfoque que privilegia a função dos programas mais bem avaliados como replicadores da lógica centro-periferia, mas internamente. Analisamos a formação acadêmica na área como elemento de atribuição de prestígio e poder a partir de uma abordagem que ultrapassa os limites das abordagens que opõe o local ao internacional e o estrutural ao simbólico. Dessa forma, mostramos como critérios de avaliação propiciam a replicação de modelos institucionais que se originaram externamente ao contexto brasileiro-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionScientific evaluation's analisys is guided by objective criteria that describe what the evaluators desire for the future of their respective areas. Following a different perspective, this work proposes a sociological view for evaluating economic sciences from networks created by post graduation professors when themselves go abroad to complete their own post graduation. This research develops an approach that favours the most well evaluated programs functions as replicators of the center-periphery logic, but internally. Academic background is analysed as a prestige and power allocation element, from a view that exceeds the boundaries of other perspectives that clashes local to international, structural to symbolic. Evaluation criteria is shown to provide the replication of institutional models that are originally foreign to brazilian context-
Descrição: dc.description151 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia econômica-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectGeopolítica do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia econômica-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEconomic sociology-
Palavras-chave: dc.subjectSociology of science-
Palavras-chave: dc.subjectSociology of knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectGeopolitics of knowledge-
Título: dc.titleInternacionalização da formação do corpo docente da pós-graduação em ciências econômicas no Brasil: circulação e dinâmicas de consagração-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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