Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Cristiano Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Thaiane Moreira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Thais Joi | - |
Autor(es): dc.creator | Albuquerque, Sofia Oliveira Firmo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:36:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:36:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12416 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773701 | - |
Descrição: dc.description | A análise da avaliação científica é pautada em critérios objetivos que descrevem aquilo que os avaliadores desejam para o futuro das suas respectivas áreas. A partir de uma perspectiva diferente, propomos um olhar sociológico para avaliação da ciência econômica a partir das redes que os docentes dos programas de pós-graduação em ciências econômicas criam quando vão para o exterior concluir as suas próprias pós-graduações. Nesta pesquisa desenvolvemos um enfoque que privilegia a função dos programas mais bem avaliados como replicadores da lógica centro-periferia, mas internamente. Analisamos a formação acadêmica na área como elemento de atribuição de prestígio e poder a partir de uma abordagem que ultrapassa os limites das abordagens que opõe o local ao internacional e o estrutural ao simbólico. Dessa forma, mostramos como critérios de avaliação propiciam a replicação de modelos institucionais que se originaram externamente ao contexto brasileiro | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Scientific evaluation's analisys is guided by objective criteria that describe what the evaluators desire for the future of their respective areas. Following a different perspective, this work proposes a sociological view for evaluating economic sciences from networks created by post graduation professors when themselves go abroad to complete their own post graduation. This research develops an approach that favours the most well evaluated programs functions as replicators of the center-periphery logic, but internally. Academic background is analysed as a prestige and power allocation element, from a view that exceeds the boundaries of other perspectives that clashes local to international, structural to symbolic. Evaluation criteria is shown to provide the replication of institutional models that are originally foreign to brazilian context | - |
Descrição: dc.description | 151 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia econômica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geopolítica do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia econômica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economic sociology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology of science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology of knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geopolitics of knowledge | - |
Título: dc.title | Internacionalização da formação do corpo docente da pós-graduação em ciências econômicas no Brasil: circulação e dinâmicas de consagração | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: