Percepção de vegetarianos e veganos sobre alimentos certificados com o selo vegano e análise de sua qualidade nutricional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNakajima, Vânia Mayumi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7552024622546880-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3492462694661307-
Autor(es): dc.creatorPolicarpo, Nathalia Lage-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31328-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773680-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A procura por alimentos veganos no Brasil vem crescendo, constituindo-se um novo segmento estratégico na indústria e comércio de alimentos. Ainda, em busca realizada na literatura científica, não há informações se os consumidores conhecem os critérios de certificação de alimentos veganos no Brasil, e como a presença do selo vegano influencia na decisão de consumo. Objetivo: Avaliar a percepção de vegetarianos e veganos sobre os produtos que recebem certificação vegana e verificar as características nutricionais dos produtos certificados com o selo vegano. Métodos: Foi realizada uma busca nos sites que fornecem a certificação vegana no Brasil para seleção dos produtos. Foram avaliados 95 produtos dos grupos: pães, biscoitos, substitutos de carne e substitutos de laticínios. Posteriormente, buscou-se os rótulos em mercados online e sites dos fabricantes. Para a avaliação da percepção de vegetarianos e veganos sobre os produtos certificados, realizou-se quatro grupos focais, com 22 voluntários ao total, e pesquisa através de questionário online com 537 participantes. Resultados: O carboidrato foi o macronutriente mais presente nos grupos, exceto nas bebidas vegetais. A proteína estava presente em maior teor nos substitutos de carne, e as gorduras saturadas, nos substitutos de queijos e biscoitos. Os pães e biscoitos apresentaram 20 e 16 tipos de farinhas diferentes, respectivamente. Nos substitutos de carnes, as principais fontes proteicas eram à base de soja, lentilha e grão-de-bico; com grande variedade de ingredientes naturais. A maioria das bebidas vegetais não apresentava açúcar adicionado, entretanto, todos os substitutos de iogurte continham açúcar ou edulcorante. Foram classificados como ultraprocessados 81% dos produtos. Os relatos dos grupos focais revelaram que a presença do selo vegano já os induziram à compra, apesar de não o relacionarem com saudabilidade e qualidade. Os participantes mais engajados com o veganismo criticaram os critérios de certificação, que avalia somente o produto, em desacordo aos princípios éticos do veganismo. Os resultados do questionário demonstraram que as principais motivações para se tornarem vegetarianos/veganos foram a preocupação com os animais e o meio-ambiente. A maioria dos participantes (80%) consideram, ocasionalmente ou frequentemente, os produtos com selo vegano com mais qualidade; e 65% acreditam que produtos certificados não contêm traços de alimentos de origem animal. Conclusão: O presente estudo expôs informações importantes sobre o perfil nutricional dos alimentos veganos certificados no Brasil. Há uma tendência de comercialização de produtos mais “naturais”, entretanto, há um alto percentual de ultraprocessados, com elevada presença de aditivos e alto teor de sódio, dados que ratificam alguns relatos dos grupos focais, sobre não haver relação do selo vegano com saudabilidade. No questionário, uma parcela considerou o produto com o selo vegano como mais saudável, o que pode ocorrer em alguns produtos certificados não ultraprocessados, tornando-os uma alternativa saudável quando comparados a alguns produtos ultraprocessados não veganos, ainda que não sejam nutricionalmente equivalentes aos seus respectivos alimentos convencionais. As críticas relatadas sobre a transformação do veganismo como mais um perfil de consumidor, desconsiderando seus princípios éticos, deve ser considerada e discutida sobre como os critérios de certificação vêm sendo aplicados pelas certificadoras-
Descrição: dc.descriptionBackground: The demand for vegan foods in Brazil has been growing in recent years, establishing a new strategic sector in the food industry and trade. Still, in a search carried out in the scientific literature, there is no information whether consumers know the certification criteria for vegan foods in Brazil, and how the presence of the vegan seal influences the consumption decision. Objective: Evaluate the perception of vegetarians and vegans about products that receive vegan certification and verify the nutritional characteristics of certified vegan foods. Methods: A survey was conducted to evaluate the labels of 95 certified vegan products from the groups: breads, cookies and crackers, meat substitutes and dairy substitutes. To assess the perception of vegetarians and vegans about certified products, four focus groups were carried out, with a total of 22 volunteers, and research was carried out using an online questionnaire with 537 participants. Results: Carbohydrate was the most present macronutrient in the groups, except in vegetable drinks. Protein was present in higher levels in meat substitutes, and saturated fats were present in cheese and biscuit substitutes. The breads and biscuits had 20 and 16 different types of flour, respectively. In meat substitutes, the main protein sources were based on soy, lentils and chickpeas; with a wide variety of natural ingredients. Most plant-based drinks did not have added sugar, however, all yogurt substitutes contained sugar or sweetener. 81% of the products were classified as ultra-processed. The focus group exposed that the presence of the vegan seal already induced them to purchase, despite not relating it to healthiness and quality. The participants most engaged with veganism criticized the certification criteria, which evaluate the product and not the company, in disagreement with the ethical principles of veganism. The results of the online questionnaire demonstrated that the main motivations for becoming vegetarian/vegan were concern for animals and the environment. The majority of participants (80%) consider, occasionally or frequently, products with the vegan seal to be of higher quality; and 65% believe that certified products do not contain traces of foods of animal origin. Conclusion: This study exposed important information about the nutritional profile of certified vegan foods in Brazil. There is a tendency to sell more “natural” products, however, there is a high percentage of ultra-processed foods, with a high presence of additives and a high sodium content, data that confirms some reports from the focus groups, about there being no relationship between the vegan label and healthiness. In the questionnaire, a part considered the product with the vegan label as healthier, which may occur in some non-ultra-processed foods certified product, making them a healthy alternative when compared to some non-vegan ultra-processed foods, even if they are not nutritionally equivalent to their respective conventional foods. The criticisms reported about the transformation of veganism as one more consumer profile, discounting their ethical principles, must be considered and discussed about how certification criteria have been applied by certifiers.-
Descrição: dc.description104 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDieta vegetariana-
Palavras-chave: dc.subjectDieta vegana-
Palavras-chave: dc.subjectRotulagem de alimentos-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos ultraprocessados-
Palavras-chave: dc.subjectCertificação-
Palavras-chave: dc.subjectVeganismo-
Palavras-chave: dc.subjectDieta vegetariana-
Palavras-chave: dc.subjectCertificação de produto-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectAlimento industrializado-
Palavras-chave: dc.subjectRotulagem de alimentos-
Palavras-chave: dc.subjectValor nutritivo-
Palavras-chave: dc.subjectVegetarian diet-
Palavras-chave: dc.subjectVegan diet-
Palavras-chave: dc.subjectFood labeling;-
Palavras-chave: dc.subjectUltra processed foods-
Palavras-chave: dc.subjectCertification-
Título: dc.titlePercepção de vegetarianos e veganos sobre alimentos certificados com o selo vegano e análise de sua qualidade nutricional-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.