Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Márcia Narcizo-
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorFlorencio, Antônio da Silva-
Autor(es): dc.creatorAlvaro, Marcela Vitor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6400-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773653-
Descrição: dc.descriptionEssa monografia baseou-se na abordagem dos aspectos sociais, políticos e econômicos, relacionados ao uso de armas químicas ao longo da história, com ênfase nos episódios contemporâneos, destacando as grandes guerras mundiais. Assim a auímica foi apresentada aos alunos como resultado de uma construção humana ao longo do tempo, conforme as circunstâncias de dada época e local, por meio de uma sequência didática abrangendo a influência do desenvolvimento e da ética científica durante a história. O tema gerador foi o desenvolvimento e emprego de armas químicas e a atividade de júri simulado foi a principal estratégia de ensino. O projeto foi aplicado aos discentes do 1º período do ensino médio integrado ao curso técnico de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ- Campus São Gonçalo), durante três semanas, com um encontro por semana, composto de dois tempos de 50 minutos. A avaliação do projeto foi feita principalmente por meio da análise de conteúdo, através da coleta, sistematização e análise dos dados obtidos na atividade de júri simulado. Observou-se que os discentes utilizaram argumentos políticos, históricos, econômicos e sociais para defender e justificar os seus argumentos, relacionando o desenvolvimento científico-tecnológico ao contexto politico e social da época. De modo que a argumentação, o dialogo e a problematização de questões envolvendo a ética no ensino técnico se mostrou um caminho promissor para a formação de profissionais conscientes do seu papel na sociedade e de suas responsabilidades quanto futuros profissionais de química-
Descrição: dc.descriptionThe project developed in this monograph was based on the social, political and economic aspects, related to the use of chemical weapons throughout history, from antiquity to contemporary episodes, highlighting the great world wars. Thus chemistry was presented to students as a result of human construction over time, according to the circumstances of a given time and place, through a didactic sequence covering the influence of development and scientific ethics during history. The generating theme was the development and use of chemical weapons and the simulated jury activity was the main teaching strategy. The project was applied to the students of the 1st period of high school integrated to the technical course of Chemistry of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ- Campus São Gonçalo), during three weeks, with one meeting per week, composed of 50-minute two-stroke engine. The evaluation of the project was done mainly through content analysis, through the collection, systematization and analysis of the data obtained in the simulated jury activity. It was observed that the students used political, historical, economic and social arguments to defend and justify their arguments, relating scientific-technological development to the political and social context of the time. So the argumentation, the dialogue and the problematization of issues involving ethics in technical education have shown a promising path for the formation of professionals aware of their role in society and their responsibilities as future chemistry professionals-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectArmas químicas-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectJúri simulado-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectArma química-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectChemical weapons-
Palavras-chave: dc.subjectEthics-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of science-
Palavras-chave: dc.subjectSimulated jury-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic sequence-
Título: dc.titleÉtica e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.