Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freire, Isa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:19000760422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8430720903326399 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Lena Vania Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:19230000922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9613980184982976 | - |
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Vania Maria Rodrigues Hermes de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:19340906222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9336386771650398 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Rosali Fernandez de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:35309088222 | - |
Autor(es): dc.contributor | Prado, Geraldo Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:35408079522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4611487449721174 | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Maria de Fátima Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:35:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:35:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17823 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773639 | - |
Descrição: dc.description | The impact of the technologies of information in the scientific communication has been affected of the practices of the academic research. Therefore these technologies facilitate the access to the scientific information, promoting the appearing of new alternatives for the scientific communication. The main purpose of this study is to analyse the use of the Portal of Electronic Journals of Capes through the doctoral researchers in biomedical science and its impacts on the academic research and generation of new knowledge, using the Technique of Critical Incident in island service users of the Library of Health Science Center of Federal University of Rio de Janeiro. The theoretical field constitutes in a dialogue among the information concept of Belkin and Robertson, which the question of the information as generating element of knowledge, and the alternative approach of the studies of users of the information, that considers the user as an active citizen, whose necessity to improve the information to the proportion that it advances in its process of search for information. Finally, in this perspective, the Portal is constituted by journals databases of scientific electronic which purpose is the generation of new knowledge by means of the transference from the information to the users needs. As methodological strategy was adopted a qualitative research, using the Technique of Critical Incident, that allows a detailed reconstruction of what happens in the contact between an user and the Portal, that is, as doctoral researchers in biomedical science interact from the information, from the moment of the identification of the information necessity, to the research and recovery and the use of the information. | - |
Descrição: dc.description | O impacto das TICS na comunicação científica tem afetado as práticas das pesquisas acadêmicas. Isso porque essas tecnologias facilitam o acesso à informação científica, promovendo o surgimento de novas alternativas para a comunicação científica. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o uso do Portal da CAPES por pesquisadores doutores da área Biomédica e seus impactos na pesquisa e geração de novos conhecimentos, utilizando a Técnica do Incidente Crítico (TIC) em usuários da ilha de serviços da Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. O campo teórico se constitui num diálogo entre diálogo entre o conceito de informação de Belkin e Robertson (1976), onde a informação é elemento gerador de conhecimento, e a abordagem alternativa dos estudos de usuários da informação, que considera o usuário um sujeito ativo, cuja necessidade de informação muda à medida que ele avança no seu processo de busca de informação. Enfim, nesta perspectiva, o Portal é constituído por bases de dados de periódicos científicos eletrônicos que tem como finalidade a produção de novos conhecimentos, mediante a transferência da informação para usuários que dela necessitam. Como estratégia metodológica, adotou-se a pesquisa qualitativa, utilizando-se a Técnica do Incidente Crítico, que permite uma detalhada reconstrução do que acontece no contato entre um usuário e o Portal, isto é, como os pesquisadores doutores na área biomédica interagem com a informação, desde o momento da identificação da necessidade de informação, a pesquisa e recuperação e uso da informação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Publicador: dc.publisher | Ciência da Informação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portal de Periódicos CAPES | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de usuários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uso da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periódicos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Técnica do Incidente Crítico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uso da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portal of Electronic Journals of Capes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Users studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information management, Information use | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic Journals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technique of Incident Critical | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Estudo do uso do Portal da CAPES no processo de geração de conhecimento por pesquisadores da área Biomédica: aplicando a técnica do incidente crítico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: