Educação audiovisual em contexto escolar: reflexões

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Eliany Salvatierra-
Autor(es): dc.contributorLobo, Liana-
Autor(es): dc.contributorPereira, Jose Valter-
Autor(es): dc.creatorVargas, Diego da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23504-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773618-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho nasce de inquietações desenvolvidas ao longo de minha formação no Curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Seu objetivo é construir reflexões sobre o lugar do licenciado em Cinema e Audiovisual na Educação Básica e, portanto, sobre as disputas políticas e curriculares que compõem a escolarização, o que envolve também o trabalho a ser desenvolvido em sala de aula por esse profissional. A metodologia adotada foi a de pesquisa bibliográfica, através da qual foi possível refletir de maneira mais detida nas relações entre Audiovisual, Arte e Educação, a partir da leitura de textos de referências (de aporte teórico e de debates críticos). Inicio este trabalho discutindo o papel que a escola vem exercendo contemporaneamente em nosso país para posteriormente pensar sobre a trajetória que a Arte-Educação vem construindo dentro desse cenário. Por fim, busco, a partir dessas discussões iniciais, refletir sobre como o trabalho com o Audiovisual, no contexto do Ensino de Arte, pode se inserir na escola e como, portanto, pode contribuir para a formação dos estudantes, seja em complementaridade seja em oposição ao que a escola vem produzindo.-
Descrição: dc.descriptionThis work is born from concerns developed during my training as a teacher in Cinema and Audiovisual at Universidade Federal Fluminense. Its objective is to build reflections on the place of the teacher graduate in Cinema and Audiovisual in Basic Education and, therefore, on the political and curricular disputes that make up schooling, which also involves the work to be developed in the classroom by this professional. The methodology adopted was the bibliographical research, through which it was possible to reflect more closely on the relations between Audiovisual, Art and Education, based on the reading of reference texts (theoretical and about critical debates). I begin this work by discussing the role that the school has been playing contemporaneously in our country to later think about the trajectory that Art-Education has been building within this scenario. Finally, from these initial discussions, I seek to reflect on how the work with the Audiovisual, in the context of Art Education, can be inserted in the school and how, therefore, it can contribute to the education of students, whether in complementarity or in opposition to what the school has been producing.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectArte-educação-
Palavras-chave: dc.subjectMultimeio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de arte-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual education-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectArt education.-
Título: dc.titleEducação audiovisual em contexto escolar: reflexões-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.