Gestão democrática na escola pública : questões e posssibilidades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSemeraro, Giovanni-
Autor(es): dc.contributorCPF:22138307115-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4795601J1-
Autor(es): dc.contributorBastos, João Baptista-
Autor(es): dc.contributorCPF:06828973615-
Autor(es): dc.contributorLembruber, Márcio Silveira-
Autor(es): dc.contributorCPF:31615880704-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Solange Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17584-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773613-
Descrição: dc.descriptionThe present text is resulted of a work of research carried through on the possibilities and limits gifts in the construction of a participative popular democracy, in the interior of a public school of the Municipal System of Education of the city of Juiz de Fora (MG), with the objective of: ) to analyze and external condicionantes of the participation of the pertaining to school community; b) to analyze the participative relation between communitarian school and social organizations; c) to reflect on the type of participation practiced in the interior of the school and its entorno, tied with the social political context of the country, which is its process of democratic construction; d) to explicit aspects that can extend the participative quarrel politician of the popular classrooms in the routes of the public education. Relation to the methodological aspect, he seemed us that the made right option more would be a qualitative inquiry, searching to examine the multiple aspects involve the question of the participation of the pertaining to school community, beyond organizations of the popular civil society, specifically the Union of the Professors of Juiz de Fora (Sinpro-JF). As result of this research, he was observed that despite the limitations imposed for the liberal model of democracy, hegemonic in our society, democratic practical possibilities of construction of popular exist in the interior of the school, from administrations compromised to a public education of quality, as well as, perspectives of construction of a democratic space of dispute of projects participation inside of the school, from the practical-educative one of the Sinpro, when this if considers to argue with the professors and communities, educational politcs, in intention to fortify the construction of an alternative educational project for the popular classrooms.-
Descrição: dc.descriptionO presente texto é resultado de um trabalho de pesquisa realizado sobre as possibilidades e limites presentes na construção de uma democracia popular participativa, no interior de uma escola pública do Sistema Municipal de Ensino da cidade de Juiz de Fora (MG), com o objetivo de: a) analisar os condicionantes internos e externos da participação da comunidade escolar; b) analisar a relação participativa entre escola e organização sociais comunitárias; c) refletir sobre o tipo de participação praticada no interior da escola e seu entorno, vinculada ao contexto sócio-políticos do país, qual seja seu processo de construção democrática; d) explicitar aspectos que possam ampliar a discussão político participativa das classes populares nos rumos da educação pública. Com relação ao aspecto metodológico, pareceu-nos que a opção mais acertada seria uma investigação qualitativa, buscando examinar os múltiplos aspectos que envolvem a questão da participação da comunidade escolar, além de organizações da sociedade civil popular, especificamente o Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro-JF). Como resultado dessa pesquisa, foi observado que apesar das limitações impostas pelo modelo liberal de democracia, hegemônico na nossa sociedade, existem possibilidades de construção de práticas democráticas populares no interior da escola, a partir de administrações comprometidas com uma educação pública de qualidade, assim como, perspectivas de construção de um espaço democrático de disputa de projetos políticos participativos dentro da escola, a partir da prática-educativa do Sinpro, quando este se propõe a discutir com os professores e comunidades, políticas educacional, no intuito de fortalecer a construção de um projeto educacional alternativo paras as classes populares.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleGestão democrática na escola pública : questões e posssibilidades-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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