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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Montenegro, Anselmo Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Clua, Esteban Walter Gonzales | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, Daniela Gorsk | - |
Autor(es): dc.contributor | Kohwalter, Troy Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Licastro, Lucas Thimóteo Galvão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:35:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:35:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30827 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773611 | - |
Descrição: dc.description | O mercado dos jogos eletrônicos está em constante crescimento. Entretanto, existe uma carência de jogos voltado para grupos com necessidades especiais. Um exemplo destes são os portadores de TDAH. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um jogo eletrônico para dispositivos móveis especialmente voltado para este grupo. Mais especificamente, crianças portadoras de TDAH na faixa etária entre 5 e 10 anos. Foi realizada uma pesquisa sobre o TDAH a fim de entender melhor o transtorno e estabelecer características importantes que um jogo voltado para este público deveria conter. Com a ajuda da engenharia de software, técnicas de desenvolvimento de jogos e técnicas de interface homem-máquina, foi desenvolvido um jogo para dispositivos móveis acompanhado de uma avaliação preliminar a fim de avaliar a qualidade do jogo. A partir dos resultados obtidos foi possível estabelecer que o jogo obteve uma boa aceitação, apesar de possuir alguns aspectos a serem melhorados e aperfeiçoados | - |
Descrição: dc.description | The market of electronic games is in a constant growth. However, there is a lack of games directed to groups with special needs. An example of these are those with ADHD. The goal of this project is the development of an electronic game for mobile devices made specially for this group. More specifically, children with ADHD, aging from 5 to 10 years. A research about ADHD was made in order to better understand this disorder and to determine the features a game made specially for this group of individuals should have. With the help from software engineering, techniques of game develop- ment and techniques of human machine interface, a game for mobile devices was developed. Also, a preliminary evaluation was made in order the evaluate the game quality. Based on obtained results it was possible to establish that the game was well accepted, despite having some aspects to be improved | - |
Descrição: dc.description | 85 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo móvel | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de um jogo eletrônico voltado para portadores de TDAH | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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