Avaliação da saúde mental em profissionais do ensino básico durante a pandemia de COVID-19

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Leticia de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5707289165104926-
Autor(es): dc.contributorPereira, Mirtes Garcia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3724928410617721-
Autor(es): dc.contributorBomfim, Priscilla Oliveira Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3674929797286865-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Raquel Menezes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8396030315852339-
Autor(es): dc.contributorJunior, Orlando Fernandes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1716609194628444-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5966114418040854-
Autor(es): dc.creatorMartins, Rony Magalhães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29601-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773602-
Descrição: dc.descriptionA pandemia de COVID-19 impactou diretamente a vida da população mundial. Nesse cenário sem precedentes na história recente, diversos países tiveram que adotar medidas de contenção ao vírus de forma imediata, tais como as medidas de distanciamento social, incluindo o fechamento das escolas. Os docentes do ensino básico precisaram alterar significativamente suas práticas pedagógicas para o ensino remoto, aumentando expressivamente sua carga de trabalho. À vista disso, compreende-se que essa mudança na rotina pedagógica possa ter gerado uma sobrecarga dos docentes, deixando-os mais suscetíveis a alterações na saúde mental como o transtorno depressivo maior. Esta patologia trata-se de um transtorno que interfere nas atividades da vida diária, impactando a capacidade de trabalhar, dormir, estudar, se alimentar e aproveitar a vida. Este trabalho teve como objetivo investigar os efeitos na saúde mental, especialmente nos sintomas de depressão, que podem ter sido vivenciados durante a pandemia de COVID-19 em professores do ensino básico. Para isto, os participantes responderam ao questionário online, entre os dias 10 de março de 2022 ao dia 10 de junho de 2022, utilizando a plataforma google forms, com instrumentos psicométricos específicos para avaliar os sintomas de depressão, fatores sociodemográficos e fatores de vulnerabilidade. Com base nestes dados, foi analisada a sintomatologia de depressão dos professores do ensino básico em comparação aos docentes do ensino superior. Além disso, avaliamos se a pontuação nessa escala estaria associada com alguns fatores de risco/vulnerabilidade, tais como o gênero, raça, transtornos psiquiátricos prévios, parentalidade, fazer ou morar com alguém que faça parte do grupo de risco, medo da COVID-19 e solidão percebida. Os resultados mostraram que em comparação aos professores universitários, os docentes do ensino básico tiveram uma maior pontuação nas escalas de sintomatologia de depressão (PHQ-9), Medo da COVID-19 (ECM 19) e Escala de Solidão. Além disso, alguns fatores de risco/vulnerabilidade foram associados à maior pontuação no PHQ-9, entre eles estão: ser do gênero feminino, ter relatado transtornos psiquiátricos prévios, ter alta pontuação na escala de Medo COVID-19 e ter alta pontuação na Escala de Solidão. Esses achados são importantes para a compreensão dos fatores relacionados aos altos sintomas de depressão, e se espera que auxiliem a implementação de estratégias de prevenção e tratamento para os profissionais da educação básica.-
Descrição: dc.descriptionThe COVID-19 pandemic has directly impacted the lives of the global population. In this unprecedented scenario in recent history, several countries had to immediately adopt virus containment measures, such as social distancing measures, including the closure of schools. Elementary school teachers were responsible for significantly altering their pedagogical practices for remote teaching, thereby increasing their workload significantly. Consequently, it is understood that these changes ended up overwhelming the teachers, who may have become more susceptible to mental health alterations, including an increase in symptoms of depression. Depression is a disorder that interferes with daily life, the ability to work, sleep, study, eat, and enjoy life. The present study aimed to investigate the effects on mental health, particularly the symptoms of depression experienced by elementary school teachers during the COVID-19 pandemic. Participants answered an online survey using the Google Forms platform from March 10, 2022, to June 10, 2022. The questionnaire included specific psychometric instruments to evaluate symptoms of depression, socio-demographic factors, and vulnerability factors. Based on these findings, the depression symptomatology of elementary school teachers was analyzed and compared to that of university teachers. Additionally, we evaluated whether the scores on this scale were associated with certain risk/vulnerability factors, such as gender, race, previous psychiatric disorders, parenthood, residing with or being in contact with individuals in high-risk groups, fear of COVID-19, and perceived loneliness. The results showed that compared to university teachers, elementary school teachers had higher scores on the depression symptom scales (PHQ-9), fear of COVID-19 (ECM-19), and Loneliness Scale. Furthermore, some risk/vulnerability factors were associated with higher scores on the PHQ-9, including being female, reporting previous psychiatric disorders, living with or being in contact with individuals in high-risk groups, having high scores on the Fear of COVID-19 scale, and having high scores on the Loneliness Scale. These findings are important for understanding the factors related to high symptoms of depression and are expected to assist in the implementation of prevention and treatment strategies for professionals in basic education.-
Descrição: dc.description93 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores do ensino básico-
Palavras-chave: dc.subjectDepressão-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Mental-
Palavras-chave: dc.subjectSanidade mental-
Palavras-chave: dc.subjectCoronavírus-
Palavras-chave: dc.subjectDocente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino privado-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectSchool teacher-
Palavras-chave: dc.subjectDepression-
Palavras-chave: dc.subjectMental Health-
Título: dc.titleAvaliação da saúde mental em profissionais do ensino básico durante a pandemia de COVID-19-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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