Produção escrita : encontros e desencontros entre os livros didáticos de português do Brasil para estrangeiros e o exame CELPE-BRAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJúdice, Norimar Pasini Mesquita-
Autor(es): dc.contributorCPF:56398695622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.contributorValente, André Crim-
Autor(es): dc.contributorCPF:14259869522-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8488119295144631-
Autor(es): dc.contributorMenezes, Vanda Maria Cardoso de-
Autor(es): dc.contributorCPF:24158965822-
Autor(es): dc.contributorIsola, Regina Dell-
Autor(es): dc.contributorCPF:15368956922-
Autor(es): dc.creatorCastro, Pedrina Barros de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18661-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773574-
Descrição: dc.descriptionStudy of the writing production activities of didactic materials (DM) of Brazilian Portuguese for foreigners (BPF) Avenida Brasil (1 and 2) and Bem-Vindo! and writing production tasks of Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) examination. Analysis of activities with investigation of their approach; analysis of the existence of links between writing and reading; and analysis of the contexts of use offered by the statements for textual production in the target language. Survey of the textual gender and functions presented and requested by the activities. Comparison of the writing production activities of the analyzed DMs of BPF to those of the Celpe-Bras tasks, searching for convergences and divergences, and verifying if the former can provide the teachers of BPF with an appropriate support to the development, in a communicative perspective, of foreign students writing abilities, who are usually candidates for Celpe-Bras. Conclusion indicating more divergences than convergences between the writing production activities of the analyzed DMs and Celpe-Bras writing production tasks, and demonstrating that the analyzed DMs do not offer support for the development of the abilities related to writing in accordance with the presuppositions of the examination.-
Descrição: dc.descriptionEstudo das atividades de produção escrita de materiais didáticos (MDs) de Português do Brasil para Estrangeiros (PBE) Avenida Brasil (1 e 2) e Bem-Vindo! e de tarefas para avaliação da escrita de candidatos ao exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Celpe-Bras. Análise, nos dois grupos, das propostas de atividades, com investigação da abordagem a elas subjacente, da existência de articulação entre a escrita e a leitura e dos contextos de uso configurados pelos enunciados para a produção textual na língua-alvo. Levantamento, nos dois grupos, dos gêneros e funções dos textos apresentados e solicitados nas atividades. Cotejo das características das atividades de produção escrita dos MDs de PBE analisados com aquelas das tarefas do Celpe-Bras, buscando convergências e divergências e verificando se as primeiras podem oferecer a professores de PBE um suporte adequado para o desenvolvimento, numa perspectiva comunicativa, das habilidades de escrita de aprendizes estrangeiros que, com freqüência, se candidatam ao Celpe-Bras. Conclusão apontando mais divergências que convergências entre as atividades de produção escrita dos MDs analisados e do Celpe-Bras e evidenciando que os LDs em questão não oferecem suporte para o desenvolvimento das habilidades relacionadas à escrita em harmonia com os pressupostos do exame.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectportuguês do Brasil para estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectmaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectprodução escrita.-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectCompêndios para estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFalantes estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectForeign language teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian portuguese for foreigners-
Palavras-chave: dc.subjectdidactic material-
Palavras-chave: dc.subjectwriting production.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleProdução escrita : encontros e desencontros entre os livros didáticos de português do Brasil para estrangeiros e o exame CELPE-BRAS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.